Remo denuncia ato de xenofobia contra equipe de vôlei Sub-19 em campeonato em Santa Catarina - Estado do Pará Online

Remo denuncia ato de xenofobia contra equipe de vôlei Sub-19 em campeonato em Santa Catarina

Clube registrou Boletim de Ocorrência e cobra apuração da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

O Clube do Remo denunciou um ato de xenofobia sofrido pela delegação azulina de voleibol durante a disputa do Campeonato Interclubes de Vôlei Sub-19, realizado em agosto, em Florianópolis (SC). Em nota divulgada na terça-feira (30), o clube informou que registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual de Santa Catarina e cobrou providências da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Segundo o comunicado, o episódio aconteceu na partida contra o ELASE-SC. O Remo relatou que, após a comissão técnica questionar de forma respeitosa sucessivos erros da arbitragem, um dos membros da equipe de arbitragem respondeu “de maneira acintosa e grosseira”, proferindo ofensas de caráter xenofóbico contra os paraenses.

“O esporte deve ser um espaço diverso, de respeito e inclusivo para todos. O Clube do Remo não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito, seja ela de natureza racial, étnica, nacional ou de qualquer outra forma”, destacou a nota.

O clube também lembrou que a xenofobia é crime, passível de pena de 1 a 3 anos de prisão, conforme previsto no Código Penal. “A diretoria do Remo vem prestando total apoio ao time remista que foi alvo das ofensas xenofóbicas, inclusive a xenofobia regional, que nada mais é do que o preconceito quanto à origem interna da(s) pessoa(s) atacada(s)”, acrescentou.

Por fim, o Remo disse esperar que a CBV, por meio de sua equipe de governança e ética, investigue o caso e adote as punições cabíveis.

Leia também: