Região Metropolitana de Belém teve 40 mortos por tiroteios em setembro

Comparado a agosto, houve uma redução de 28% nos tiroteios e 20% nas mortes.

Foto ilustrativa

O Instituto Fogo Cruzado divulgou nesta terça-feira (8), o relatório mensal sobre a violência armada na região metropolitana de Belém. Em setembro, foram registrados 49 tiroteios, resultando em 44 pessoas baleadas, das quais 40 morreram e quatro ficaram feridas. Comparado a agosto, houve uma redução de 28% nos tiroteios e 20% nas mortes.

Dos tiroteios, 21 foram em ações policiais e 20 em homicídios ou tentativas de homicídio. O bairro do Tapanã teve três ações policiais com três mortos. Enquanto isso, apenas Castanhal registrou um aumento no número de mortes, passando de uma para três.

Belém concentrou metade dos tiroteios e dos baleados da região, com 29 tiroteios, 26 mortos e 2 feridos. Ananindeua teve 7 tiroteios com 7 mortos, enquanto Marituba registrou 5 tiroteios, resultando em 2 mortos.

A coleta de dados ocorreu entre 1º e 30 de setembro de 2024. A análise destaca que a violência armada na região está disponível na API do Instituto, permitindo acesso aberto e gratuito aos dados.

O Fogo Cruzado utiliza tecnologia para produzir dados sobre violência armada, contribuindo para a transformação social e preservação da vida.

O relatório completo pode ser acessado no site do Instituto Fogo Cruzado.

Leia também: