A pré-matrícula online para a rede municipal de ensino de Belém, iniciada em 9 de janeiro, encerrou nesta segunda-feira (20) com pouco mais de 11 mil inscrições realizadas. Apesar da oferta de 25 mil vagas para novos estudantes, a adesão ficou abaixo da expectativa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o processo de pré-matrícula foi exclusivo para novos alunos, já que as vagas de estudantes que frequentaram a rede em 2024 foram automaticamente renovadas para o próximo ano letivo.
Confirmação presencial de matrícula
A próxima etapa do processo de matrícula é a confirmação presencial, que deve ser feita até esta quarta-feira (22). Além disso, as escolas municipais com vagas remanescentes estarão disponibilizando novas inscrições de forma presencial durante o mesmo período.
Documentos necessários
Para realizar a matrícula presencial, o responsável ou o próprio estudante maior de idade deve comparecer à escola escolhida, entre 8h e 17h, munido dos seguintes documentos:
- Cópia do registro de nascimento ou carteira de identidade;
- Original e cópia do CPF (prazo de 60 dias para providenciar caso não possua);
- Comprovante de residência ou local de trabalho;
- Histórico escolar ou ressalva (exceto para alunos da educação infantil e iniciantes na escola);
- Carteira de vacinação;
- Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS);
- Número de Inscrição Social (NIS), caso esteja inscrito no Bolsa Família;
- Laudo médico para estudantes com deficiência.
A ausência de algum documento deve ser regularizada em até 30 dias.
A Semec reforça a importância de realizar o processo de matrícula dentro do prazo para garantir o acesso ao ensino e informa que todas as escolas estarão preparadas para atender os pais e responsáveis durante o período estipulado.
Leia também:
Deixe um comentário