Projeto Sons de Acolhimento e Música no Hospital - Estado do Pará Online

Projeto Sons de Acolhimento leva música da Amazônia Jazz Band ao Hospital Ophir Loyola

Durante a ação, os músicos percorreram diferentes alas da unidade hospitalar, apresentando repertório que incluiu músicas regionais, nacionais e internacionais, promovendo momentos de leveza e acolhimento.

O Hospital Ophir Loyola (HOL) recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), a primeira edição de 2026 do projeto Sons de Acolhimento, com apresentação do septeto da Amazônia Jazz Band (AJB), corpo artístico do Theatro da Paz. A ação levou música a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, sob regência do maestro titular da banda, Eduardo Lima.

A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Hospital Ophir Loyola.

Durante a ação, os músicos percorreram diferentes alas da unidade hospitalar, apresentando repertório que incluiu músicas regionais, nacionais e internacionais, promovendo momentos de leveza e acolhimento.

Para o maestro Eduardo Lima, o projeto representa uma forma de levar arte a espaços que mais precisam. “A gente se emociona muito em participar. Levamos a qualidade da Amazônia Jazz Band aos hospitais e começamos o ano com essa energia positiva”, disse.

O diretor clínico do HOL, Fábio Araújo, também ressaltou o impacto da iniciativa. “Esse projeto melhora o ambiente hospitalar e influencia diretamente na energia do espaço, beneficiando pacientes e equipes”, avaliou.

Internada na unidade, a paciente Maria Rita da Silva, de 69 anos, afirmou que a música ajuda a enfrentar o tratamento. “Aumenta o astral, fortalece e traz esperança. Se pudesse, teria música sempre aqui”, contou.

O projeto Sons de Acolhimento é realizado em hospitais públicos do Estado, de acordo com o calendário da área da saúde e a disponibilidade dos músicos dos corpos artísticos do Theatro da Paz, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e promover inclusão social.

Leia também