Projeto leva música a crianças e adolescentes do Hospital Infantil Octávio Lobo em Belém

O “Música de Cura: Notas de Esperança” foi lançado no mês de maio deste ano. Para o mês de junho serão feitas mais duas apresentações e o retorno do projeto no segundo semestre deverá alcançar todas as crianças internadas no Hospital Infantil Oncológico Octávio Lobo. 

Projeto Música de Cura
Reprodução. O “Música de Cura: Notas de Esperança” foi lançado no mês de maio deste ano. Para o mês de junho serão feitas mais duas apresentações e o retorno do projeto no segundo semestre deverá alcançar todas as crianças internadas no Hospital Infantil Oncológico Octávio Lobo. 

Em Belém, um projeto musical denominado “Música de Cura: Notas de Esperança” vai levar música instrumental com repertórios variados de qualidade para as crianças que enfrentam desafios difíceis em sua jornada de tratamento no Hospital Infantil Oncológico Octávio Lobo, proporcionando aos pacientes e acompanhantes uma verdadeira emersão musical. 

“Acreditamos que a música pode ser uma poderosa ferramenta para aliviar o estresse, criar momentos de alegria e inspirar esperança, oferecendo uma ação inédita, momentos de relaxamento e de contato com uma cultura completamente diferente da que eles vivem diariamente no ambiente hospitalar ao qual será possível por meio desse projeto cultural”, avalia Cristiano Aguiar, idealizador, acrescentando que a magia da música desperta o corpo e a alma.

O projeto “Música de Cura: Notas de Esperança”, visa despertar e estimular a musicalidade nas crianças e adolescente em tratamento. O projeto é adaptável para os mais variados locais (salas, auditórios, quartos) do hospital, proporcionando que todos sejam contemplados pelo projeto.

O músico Geraldo Sena, que participa do projeto ao lado de Cassio Costa (tecladista) e Jeffinho Alves (violinista da Amazônia Jazz Band), lembra que sempre esteve envolvido com este tipo de ação em algumas instituições de saúde, como Santa Casa, Centro de Hemodiálise, Hospital das Clínicas, Núcleo de Acessibilidade da UFRA que trabalha com Pessoas Com Deficiência (PCDs). Para ele chega ser difícil definir a participação.

“Não tem palavra que defina a satisfação pessoal e a alegria de fazer parte de um projeto dessa natureza. Costumo dizer que quando executo uma atividade como essa, retorno para casa muito melhor do que quando saí”.

O show conta com clássicos da música infanto-juvenil, como Aquarela, O Caderno, Balão Mágico, Uni Duni Tê, A Pulga e o Pecervejo, entre outras. 

Formado pelo trio de artistas, o Projeto tem como objetivos fazer 10 apresentações no ano no Hospital Infantil Oncológico Octávio Lobo em Belém. Cada apresentação terá uma duração de aproximadamente uma hora, e o repertório será composto por músicas diversas selecionadas para criar um ambiente relaxante e inspirador. 

Em colaboração com profissionais de saúde, serão realizadas sessões personalizadas para crianças em tratamento, adaptadas às suas necessidades individuais como melhoria do bem-estar emocional das crianças em tratamento, reduzindo o estresse e a ansiedade. Reforçando a esperança e resiliência das crianças e suas famílias. Contribuição para um ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado. 

O “Música de Cura: Notas de Esperança” foi lançado no mês de maio deste ano. Para o mês de junho serão feitas mais duas apresentações e o retorno do projeto no segundo semestre deverá alcançar todas as crianças internadas no Hospital Infantil Oncológico Octávio Lobo. 

O Projeto “Música de Cura: Notas de Esperança” é contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Cultura e tem apoio da Fundação Cultural do Estado do Pará, Secretaria de Cultura do Estado do Pará – SECULT, Ministério da Cultura e Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo.

Produção: Intera Produções e Evento

Serviço:

  • Projeto “Musica de cura: Notas de esperança”;
  • Apresentações: 19 (auditório) e 20 de junho (brinquedoteca);
  • Horário: 9h30 e 15h30;
  • Local: Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo.

Leia Também: