Profissionais da saúde realizam, neste momento, um protesto na avenida Governador José Malcher, uma das principais vias de Belém. A mobilização reúne agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), que reivindicam o pagamento do Incentivo Financeiro Anual (IFA), que estaria atrasado pela Prefeitura de Belém.
Profissionais da saúde realizam, neste momento, um protesto na avenida Governador José Malcher, uma das principais vias de Belém. pic.twitter.com/Too4z1N7Uh
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) February 3, 2026
Os manifestantes denunciam que o incentivo, repassado anualmente pelo Governo Federal aos municípios, não foi pago à categoria, afetando mais de 2,5 mil servidores.
Segundo os trabalhadores, a prefeitura alega que o recurso teria sido utilizado para o pagamento do 13º salário, argumento que é contestado pelos sindicatos, que afirmam que o incentivo possui legislação específica e decisão judicial favorável à categoria.
Ainda de acordo com os representantes sindicais, as tentativas de negociação não avançaram. As entidades afirmam que, caso não haja uma solução, a categoria pode intensificar as mobilizações e até deflagrar greve.
Leia também:












Deixe um comentário