O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, nesta quinta-feira (2), ao julgamento conjunto de recursos contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) que cassou os mandatos de Alexandre França Siqueira (MDB) e Jairo Rejânio de Holanda Souza (MDB), prefeito e vice-prefeito eleitos de Tucuruí, por compra de votos e abuso de poder econômico nas Eleições 2020. O caso ganhou destaque na TV Justiça, canal público coordenado pelo Superior Tribunal Federal (STF).
O exame do caso foi interrompido após pedido de vista do ministro Floriano de Azevedo Marques, feito logo após o voto da relatora, ministra Isabel Gallotti.
No voto, a ministra manteve a cassação dos mandatos do prefeito e do vice, por entender que houve evidente abuso de poder econômico e compra de votos de eleitores pelo titular da chapa. Diante disso, ela votou por declarar inelegível por oito anos e multar em R$ 40 mil apenas Alexandre Siqueira, isentando Jairo Rejânio dessas punições.
O julgamento dos recursos será retomado com o voto-vista do ministro Floriano de Azevedo Marques. Até lá, os políticos seguem em seus cargos na cidade de Tucuruí.
Leia também:
Deixe um comentário