PRF apreende quase 300 m³ de madeira ilegal em Dom Eliseu

O motorista das carretas contendo a madeira não apresentou documentação legal que comprovasse a legalidade do transporte.

Caminhões com a madeira apreendida.
Divulgação/PRF. Quatro caminhões foram apreendidos com a madeira.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 294 metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente em Dom Eliseu. A ação ocorreu em dois dias, envolvendo várias abordagens a carretas que transportavam eucalipto e outras espécies de madeira.

Na noite de terça-feira (23), durante uma fiscalização no quilômetro 23 da BR-222, uma equipe da PRF abordou uma carreta com três semirreboques carregando toras de eucalipto. O motorista não apresentou documentação legal que comprovasse a legalidade do transporte da madeira.

Já na manhã de quarta-feira (24), no quilômetro 18, em frente à Unidade Operacional da PRF, outra carreta similar foi parada. Apesar dos vários documentos apresentados pelo condutor, nenhum comprovava a legalidade da carga. Poucos minutos depois, uma situação idêntica envolveu uma terceira carreta no mesmo local.

Ainda na quarta-feira, por volta das 12h, a PRF abordou uma carreta no quilômetro 19 da BR-010. Esta estava carregada com Ipê-roxo, Ipê amarelo e Maçaranduba. Foi constatado que as espécies transportadas não correspondiam às declaradas nos documentos.

O transporte de madeira ilegal constitui um crime ambiental, violando legislações que regulam a exploração e comércio de recursos naturais, como a Lei de Crimes Ambientais no Brasil (Lei nº 9.605/98) e outras regulamentações específicas em diferentes países. A pena pode chegar a um ano de prisão e multa.

Em todos os casos, os veículos e as cargas foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Dom Eliseu para as devidas providências.

Os motoristas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando convocados, em tese, por crime ambiental.

Leia também: