PRF apreende incensos mata-mosquito contrabandeados durante fiscalização na BR-316 em Castanhal - Estado do Pará Online

PRF apreende incensos mata-mosquito contrabandeados durante fiscalização na BR-316 em Castanhal

Produtos de origem estrangeira não possuem registro na Anvisa e representam risco à saúde.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta terça-feira (6), 23 caixas de incensos mata-mosquito de origem estrangeira e sem autorização para comercialização no Brasil. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina no km 54 da BR-316, no município de Castanhal, nordeste do Pará.

De acordo com a PRF, a apreensão foi realizada por volta das 19h, após a abordagem de um ônibus que fazia a linha Belém – Fortaleza. Durante a inspeção no compartimento de cargas e no interior do veículo, os agentes localizaram os produtos irregulares, identificados como incensos repelentes de mosquitos importados.

Segundo a corporação, a comercialização desse tipo de produto é proibida no país por não possuir registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sem a autorização do órgão, a composição química dos incensos é desconhecida e não passou por testes de segurança, o que pode representar riscos à saúde humana e animal.

Além disso, a PRF alerta que não há garantia de eficácia desses produtos no combate a doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, e que eles podem emitir substâncias tóxicas ou potencialmente cancerígenas.

A mercadoria estava sob posse dos motoristas do ônibus. Um Boletim de Ocorrência foi lavrado, e todo o material apreendido será encaminhado à Receita Federal para a adoção das medidas legais cabíveis.

Leia também: