Presidente do PSB desmonta Fakes News e especulações sobre candidatura de Dr Daniel em Ananindeua

A chamada "Lei de Fake News" (Lei nº 14.155/2021) altera o Código Penal para tipificar crimes relacionados à divulgação de informações falsas. As penas variam de um a cinco anos de prisão, além de multa.

Reprodução redes sociais

O cantor Naldo Branco, que agora se apresenta como “Naldo do Asfalto” e planeja candidatar-se a vereador de Ananindeua nas próximas eleições, publicou um vídeo nas redes sociais alegando que o partido de Dr. Daniel impediria sua candidatura.

Essa alegação foi prontamente desmentida pelo presidente municipal do PSB, Alexandre Gomes, que afirmou que Dr. Daniel é o único candidato do partido em Ananindeua.

Após a publicação do vídeo, os boatos foram amplamente disseminados por políticos opositores ao atual prefeito de Ananindeua e membros do MDB. Esses rumores têm sido veiculados por blogs que fazem oposição à administração do prefeito, que possui uma aprovação de 85% do eleitorado local.

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, reagiu às desinformações com um vídeo onde reafirma o apoio incondicional da direção nacional à candidatura de Dr. Daniel à reeleição. “Li e vi, recentemente, pronunciamentos, inclusive de vereadores, dizendo que o Doutor Daniel pode não ser candidato. Ele é pré-candidato, ele será candidato à reeleição à prefeitura de Ananindeua. É um dos melhores, é o melhor prefeito que o Pará tem, e tem o apoio mais integral da direção nacional do PSB para ser candidato à reeleição. De modo que, isso que estão divulgando, não é verdade: ele será candidato, sim. Tem o nosso apoio, e eu creio que será vitorioso pelas grandes qualidades de prefeito que ele tem. Conte conosco, Doutor Daniel; conte com o seu partido”, declarou Siqueira.

Confira o vídeo:

O presidente municipal do PSB de Ananindeua, Alexandre Gomes, também refutou os boatos em um vídeo, reafirmando o apoio total do partido à candidatura de Dr. Daniel. “Eu venho aqui em nome da direção municipal do PSB e em nome de todos os nossos pré-candidatos a vereador de Ananindeua, informar que o PSB de Ananindeua só tem uma pré-candidatura a prefeito, que é a do nosso atual prefeito Doutor Daniel, candidatura essa definida pela direção nacional e pela direção municipal. Quero falar isso porque estão espalhando muitas notícias mentirosas nos blogs – então, para os blogueiros que estão espalhando mentiras, espalhando notícias falsas, eu, como presidente municipal do PSB, que tenho o comando do partido aqui até 2025, quero deixar bem claro que só temos uma pré-candidatura a prefeito, que é a do nosso atual prefeito, Doutor Daniel – com total anuência da direção municipal e de todos os pré-candidatos a vereador”, afirmou Alexandre.

Fake News é crime

O Brasil possui legislação específica para combater a disseminação de notícias falsas. A chamada “Lei de Fake News” (Lei nº 14.155/2021) altera o Código Penal para tipificar crimes relacionados à divulgação de informações falsas. Segundo a lei, quem criar ou divulgar notícias falsas que causem dano a terceiros pode ser condenado as penas variam de um a cinco anos de prisão, além de multa. A legislação visa proteger a integridade das informações e garantir a veracidade dos conteúdos disseminados, especialmente durante períodos eleitorais, onde a desinformação pode influenciar indevidamente a opinião pública e os resultados das eleições

Leia também: