Presidente da FPF afirma que haverá mudanças no Campeonato Paraense de 2025

Ricardo Gluck Paul afirmou que a FPF possui o interesse em diminuir a quantidade de jogos na tabela para a próxima temporada.

Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol. Foto: Reprodução

O Campeonato Paraense de 2025 pode passar por mudanças no regulamento, segundo informações divulgadas pelo presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, em entrevista aos jornalistas Caio Maia e Fábio Will, do jornal O Liberal. Ricardo mencionou que a FPF tem interesse em reduzir o número de jogos para a próxima temporada.

O presidente da FPF manifestou a intenção de encurtar a competição, diminuindo o número de datas de 14 para 12. Segundo ele, a mudança visa aliviar o calendário das equipes que disputam a Copa Verde, Copa do Brasil e os campeonatos nacionais, evitando sobrecarga.

“A Federação está com uma estratégia para reduzir as datas do estadual. Estamos avaliando se é possível fazer isso já em 2025, mas para isso precisamos revisar o regulamento. Antigamente, o campeonato tinha 16 datas e agora tem 14. A ideia é reduzir para 12”, explicou.

De acordo com as informações, o possível novo formato manteria três grupos de quatro clubes, com confrontos entre equipes de grupos diferentes, totalizando oito rodadas na primeira fase. A principal mudança ocorreria na fase de mata-mata.

“Manteríamos a primeira fase com o modelo atual, com oito datas. A alteração seria no mata-mata, com quartas de final e semifinais em jogo único, na casa do time de melhor campanha”, disse o presidente.

Falta de atratividade

Para Ricardo Gluck Paul, os jogos das quartas de final não têm grande atratividade, e a criação da Copa Grão Pará supriu a necessidade desses confrontos. Ele destacou que o calendário apertado e o acúmulo de jogos nas competições nacionais podem prejudicar os times, forçando-os a priorizar torneios.

“As quartas de final são deficitárias, com jogos que demandam muito e têm pouca atratividade. Agora, com a Copa Grão Pará, realizar um mata-mata em jogo único não seria um problema. Nosso argumento é compactar o estadual, não em número de equipes, mas de jogos, o que ajuda a aliviar o calendário do primeiro semestre para os clubes que disputam a Copa do Brasil e a Copa Verde, além de preservar os elencos para o Brasileirão”, afirmou.

Modelo de competição

Ricardo Gluck Paul destacou que a proposta de mudança no modelo de competição é inspirada no Campeonato Paulista.

“O modelo paulista é uma referência para nós, é um exemplo de gestão. Nos inspiramos no que acontece lá. O Paulistão tem um formato semelhante ao nosso, mas com menos datas no mata-mata. Não é um problema abrir mão dessas datas”, concluiu.

Aprovação no Congresso Técnico

A alteração no regulamento do Campeonato Paraense de 2025 só será implementada se aprovada no Congresso Técnico, que contará com a participação dos representantes dos 12 clubes que disputarão a competição.

Leia Também: