Presidente da COP30 diz que Belém não é projetada para receber a conferência; veja

André Corrêa do Lago ressaltou que esforços conjuntos entre o governo federal, estadual e a prefeitura estão sendo feitos para preparar a capital paraense para a conferência, marcada para novembro de 2025.

Em entrevista à GloboNews na noite da última quarta-feira (22), André Corrêa do Lago, presidente da Conferência das Partes (COP30), declarou que Belém não possui a infraestrutura ideal para sediar o evento. No entanto, ele ressaltou que esforços conjuntos entre o governo federal, estadual e a prefeitura estão sendo feitos para preparar a capital paraense para a conferência, marcada para novembro de 2025.

“É óbvio que não é uma cidade projetada para ter uma grande conferência como essa. Então, estão sendo feitas obras de infraestrutura muito importantes, que vão ter um impacto muito positivo para a população”, disse.

O presidente acrescentou que a COP exige uma infraestrutura específica e que qualquer cidade do país também precisaria passar por reformas caso fosse escolhida para sediar o evento.

“A conferência exige infraestrutura específica com as características necessárias para as reuniões. Um dia médio em uma COP tem cerca de 25 mil participantes na área de negociação”, completou.

André também destacou que, apesar dos desafios, as autoridades estão comprometidas em melhorar a infraestrutura da cidade, incluindo transporte, segurança e acomodações. As obras em andamento visam garantir que Belém possa receber dignamente os participantes da COP30, que reunirá representantes de mais de 190 países para discutir questões climáticas.

A missão da ONU, que está acompanhando os preparativos, expressou otimismo em relação ao planejamento e aos investimentos realizados até agora. Com um investimento estimado de R$ 5 bilhões, o presidente Lula (PT), governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), estão focados em transformar a cidade em um exemplo de desenvolvimento sustentável e infraestrutura moderna.

Leia também: