Presidente da COP30 admite possível prorrogação da conferência após incêndio na Zona Azul - Estado do Pará Online

Presidente da COP30 admite possível prorrogação da conferência após incêndio na Zona Azul

O incidente, ocorrido na tarde de quinta-feira (20), levou à suspensão temporária das atividades no local, que só foi reaberto à noite.

André Corrêa do Lago | Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

Prevista para encerrar nesta sexta-feira (21), a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, pode se estender além do prazo inicialmente programado. A possibilidade de prorrogação foi admitida pelo presidente da conferência, o embaixador André Corrêa do Lago, durante entrevista à TV Brasil, ao avaliar o andamento das negociações e os impactos do incêndio registrado em um estande da Zona Azul — área oficial onde ocorrem as discussões entre delegações.

O incidente, ocorrido na tarde de quinta-feira (20), levou à suspensão temporária das atividades no local, que só foi reaberto no início da noite. Com a retomada, Corrêa do Lago afirmou que a equipe trabalha para recuperar o ritmo das conversas.

“Realmente, as coisas mudaram um pouco. Estamos trabalhando nas consultas dos grupos regionais online e por telefone. Amanhã [21], com a reabertura da Zona Azul, teremos negociações pela manhã e ao longo de todo o dia. Então, vamos ver até quando dura; você sabe que as COPs, em geral, vão além do previsto. Queríamos adiantar, mas veremos como fazer amanhã”, explicou.

O embaixador destacou que o fim da tarde desta sexta-feira deve oferecer uma visão mais clara sobre a possibilidade de estender o evento. Ele também ressaltou a complexidade das discussões em andamento.

“Todo mundo já notou que as negociações são complexas, a geopolítica está difícil, há questões financeiras. Mas sentimos uma vontade real de alcançar um resultado bom e ambicioso aqui em Belém”, disse.

Corrêa do Lago reiterou que um desfecho consistente é essencial para evitar prejuízos à credibilidade do multilateralismo e da capacidade da conferência de produzir impactos positivos na vida das pessoas.

Leia também: