Prefeitura inicia segunda etapa da reforma do Ver-o-Peso

A previsão de conclusão da obra, que contemplará cinco etapas, é de dezoito meses a contar da assinatura da Ordem de Serviço e está sendo fiscalizada pela equipe do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Edmilson Rodrigues assinando o contrato para a reforma do Ver-O-Peso.
A previsão de conclusão da obra, que contemplará cinco etapas, é de dezoito meses a contar da assinatura da Ordem de Serviço e está sendo fiscalizada pela equipe do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Foto: Márcio Rodrigues

A Prefeitura de Belém deu início a uma nova etapa das obras de reforma do Ver-o-Peso, nesta quinta-feira (4). Ao lado do ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou, às 14h, a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma do Mercado de Carne Francisco Bolonha e do Mercado de Peixe, também conhecido como Mercado de Ferro, numa solenidade que reuniu um grande número de pessoas entre autoridades, feirantes e populares.

O ministro e o prefeito visitaram em seguida as obras de reforma da feira do Ver-o-Peso, já em andamento, e depois participaram de um almoço oferecido pelos feirantes à base do mais tradicional prato do mercado, que é o peixe frito com açaí.

A reforma do Ver-o-Peso é uma das obras prioritárias na preparação da cidade para a realização da COP-30, que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025. A reforma dos dois mercados está orçada em cerca de R$ 10 milhões com recursos do Governo Federal, disponibilizados por meio da Itaipu Binacional, com previsão de entrega em oito meses.

Edmilson Rodrigues agradeceu o apoio do Governo Federal e ao ministro Alexandre Padilha. “Estamos assinando aqui a Ordem de Serviço de recursos que já estão garantidos”, afirmou o prefeito, “para reforma total da feira do Ver-o-Peso, a Feira do Açaí e os dois mercados históricos, este que é conhecido como o Mercado de Carne, que tem nome Francisco Bolonha, e o Mercado de Ferro aí defronte, que veio todo pré-montado pra ser montado aqui, inaugurado em 1905, feito na Escócia, Glasgow. Chegou aqui e é um patrimônio histórico importante, tombado pelo Patrimônio Público Federal, inclusive”. 

A reforma geral do Complexo do Ver-o-Peso, orçada em R$ 64 milhões, inclui a reforma completa desde a Feira do Açaí, até a feira tradicional e os mercados de Peixe e de Carne. Com uso de recursos municipais e federais. A liberação dos recursos para a revitalização do complexo ocorreu por iniciativa da gestão municipal junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras de reforma do Ver-o-Peso iniciaram pela Feira do Açaí e pela feira do mercado. A execução da obra foi iniciada em duas frentes, do lado da Ladeira do Castelo, 80% da obra está pronta, faltando apenas o paisagismo. Já na Feira do Açaí foi iniciada a execução da regularização da via em calçamento com paralelepípedos e em pedra lioz.

Na parte da feira do Ver-o-Peso, já foi iniciada a remoção dos intertravados e demolição dos antigos boxes, para o início dos serviços de infraestrutura na parte de instalações elétricas, SPD e hidrossanitária.

A previsão de conclusão da obra, que contemplará cinco etapas, é de dezoito meses a contar da assinatura da Ordem de Serviço e está sendo fiscalizada pela equipe do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Leia Também: