Prefeitura de São Miguel do Guamá anuncia medidas pós-chuva para minimizar danos

Cerca de 150 famílias foram atingidas, além de 12 estabelecimentos comerciais, uma escola e um depósito da prefeitura.

Reprodução redes sociais

Após uma chuva persistente de mais de nove horas, iniciada na noite de domingo (14), São Miguel do Guamá enfrenta os impactos do fenômeno climático. Registrando 186 milímetros de chuva em apenas quatro horas, o município viu o Rio Guamá atingir níveis elevados, resultando em alagamentos em diversos pontos da cidade.

Os bairros Olho d’Água, São Manoel e Vila Sorriso foram os mais afetados, com transbordamento do canal e consequente inundação de vias e residências. Cerca de 150 famílias foram atingidas, além de 12 estabelecimentos comerciais, uma escola e um depósito da prefeitura.

O prefeito Eduardo Pio X (MDB) anunciou medidas emergenciais para amenizar os impactos da chuva sobre a população. “Convocamos a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, equipe de limpeza e Secretaria de Obras, que permaneceram em prontidão durante todo o evento. Nosso foco é atender às famílias afetadas”, destacou o prefeito.

Dentre as ações adotadas, estão o programa de aluguel social para as famílias desalojadas, distribuição de kits dormitórios e intensificação dos trabalhos de limpeza nas áreas afetadas. As escolas suspenderam as aulas nesta segunda-feira (15), com retorno previsto para amanhã (16), enquanto as equipes de limpeza continuam atuando nas ruas, sem interrupção.

Além disso, equipes estão mobilizadas na zona rural para realizar a manutenção das estradas, visando normalizar o transporte escolar para o próximo dia letivo.

Leia também: