A partir desta sexta-feira (5), cerca de 250 guardas municipais vão reforçar a segurança nos distritos e ilhas de Belém, marcando o início da temporada de verão 2024. O novo efetivo foi apresentado nesta quinta-feira (4), durante o lançamento oficial das ações de segurança do município, realizado no Ver-o-Rio.
As ações da Guarda Municipal de Belém (GMB) têm como principal objetivo intensificar o patrulhamento nas áreas praianas e nas ilhas, promovendo maior segurança, paz e tranquilidade aos veranistas, turistas e residentes.
“A segurança é um fator fundamental durante a temporada do verão. Portanto, esse reforço é necessário para que consigamos manter a ordem com o fluxo de pessoas que recebemos nos distritos durante as férias”, destacou Joel Monteiro, Inspetor-geral da GMB. “A cada ano, traçamos novas estratégias de acordo com o balanço do ano anterior para que nossos guardas municipais consigam cumprir o objetivo maior da segurança pública, que é proteger pessoas e preservar o patrimônio público”.
Patrulha da Mulher
Durante o evento, foi anunciado o lançamento da Ronda Patrulha da Mulher, novo serviço oferecido pela Prefeitura de Belém, por meio da GMB, para combater a violência doméstica e familiar. A patrulha será realizada com uma viatura caracterizada, composta por três guardas municipais capacitados, que atuarão diuturnamente nos bairros. A Patrulha pode ser acionada pelo disque-denúncia 153, a qualquer hora do dia.
“Combater a violência doméstica no município é uma das atividades exercidas pela nossa instituição e hoje aumentamos essa rede de proteção com mais um serviço de defesa para as mulheres. Nesse mês de julho, usaremos a viatura no Distrito de Mosqueiro e, após o período das férias, ela retornará para os bairros”, explicou Joel Monteiro.
Planejamento Operacional nos Distritos
Na edição deste ano da Operação Verão, os grupamentos Operacional e Táticos atuarão nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, Ilha do Combu e Cotijuba. Mosqueiro, destino mais procurado pelos veranistas, receberá o reforço de 120 guardas, 5 viaturas e 6 motocicletas dos Grupamentos Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Operacional, que se juntarão aos 42 guardas da Inspetoria da ilha. A bucólica também contará com a Ronda Maria da Penha e o suporte do ônibus de monitoramento da GMB, que ficará estacionado nas proximidades do Caramanchão, na Praia do Farol, com sete câmeras de alta definição integradas ao monitoramento do Centro Integrado de Operações (Ciop).
Icoaraci receberá 70 agentes, 4 viaturas e 7 motocicletas dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ronda da Capital (RONDAC) e Operacional, que patrulharão o trapiche de embarque e desembarque, bairros e praias. Em Cotijuba, 12 motopatrulheiros do RONDAC farão a fiscalização e patrulhamento da área do trapiche até a praia do Vai Quem Quer. Em Outeiro, a segurança será reforçada por 37 guardas, 2 viaturas e 2 cães do grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC), que realizarão a segurança e fiscalização da ilha. A Ilha do Combu, bem como toda a extensão do Rio Guamá, contará com patrulhamento fluvial por meio de uma lancha da GMB.
Segurança Integrada
Élcio Vale, Inspetor-Chefe da Divisão de Operações da GMB, destacou que as ações de segurança serão integradas com os demais órgãos municipais e estaduais. “O apoio dos demais órgãos de segurança é imprescindível para o sucesso da missão. Nossa atuação será preventiva e ostensiva, com rondas nas praias, pórticos de entrada, rios e orlas, além de ações de fiscalização e combate à poluição sonora, importunação sexual, uso de linhas enceradas, entre outras.”
Em Belém, a GMB continuará com o efetivo ordinário, realizando rondas contínuas nos bairros. A população pode contribuir com as ações da GMB pelo disque-denúncia 153.
A abertura do verão contou com a presença de representantes das secretarias municipais envolvidas nas ações do verão, incluindo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Defesa Civil.
Leia também:
Deixe um comentário