Na tarde desta segunda-feira, 31, o Teatro Municipal de Ananindeua foi palco do evento “Kick-Off Estagiários 2025”, o primeiro encontro do semestre para os estagiários do município. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Ananindeua por meio da Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA), contou com o apoio da Fundação Centro Cultural Parque Vila Maguary e reuniu estagiários de diversas secretarias municipais.
Durante o evento, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, anunciou um aumento na bolsa dos estagiários e assinou o decreto de lei nº 2.816, de 28 de março de 2025, que cria estágios para alunos de pós-graduação. O projeto inovador tem como foco atender áreas específicas, como educação e saúde, com o objetivo de acompanhar transtornos na aprendizagem e desenvolvimento.
Outra grande novidade é o lançamento do programa de mentoria de carreira, que começa em abril. O programa visa oferecer suporte aos estagiários, orientando-os sobre os desafios enfrentados na escolha ou continuidade dos cursos, ajudando-os a encontrar seu caminho profissional. O processo de mentoria será oferecido tanto individualmente quanto em grupos, e os interessados podem se inscrever na EGPA ou na Diretoria de Desenvolvimento e Inovação.

Atualmente, Ananindeua conta com mais de mil estagiários distribuídos por diversas secretarias municipais.
Almir Santos, diretor-geral da EGPA, ressaltou a importância das ações para o desenvolvimento dos estagiários. “Com o Kick-Off, damos início ao planejamento para 2025, com várias inovações, como as trilhas de aprendizagem. Ananindeua é pioneira, oferecendo um projeto de mentoria de carreira para estagiários e sendo a única prefeitura do Brasil a oferecer estágios para pós-graduandos”, afirmou.
A EGPA passou por uma reestruturação recentemente, retornando ao status de secretaria, e o evento marcou o início de um novo ciclo de inovação para os estagiários. Allan Andrade, Diretor de Desenvolvimento e Inovação da EGPA, enfatizou as mudanças. “O estagiário não é mais apenas alguém que cumpre uma carga horária, ele é protagonista no seu desenvolvimento profissional. O Kick-Off é o ponto de partida para transformar nossos estagiários em profissionais de destaque”, disse Andrade.
João Lucas Ribeiro, 20 anos, estagiário na Secretaria de Cultura (SECULT), compartilhou sua experiência positiva. “A Prefeitura de Ananindeua e a EGPA nos fazem sentir importantes e encorajados a trabalhar. Estou aprendendo e vejo o estágio como uma oportunidade de construir meu futuro profissional na área cultural”, disse João Lucas.
Leia também
Deixe um comentário