A Polícia Federal prendeu, na madrugada desta quinta-feira (31), um nigeriano foragido por tráfico internacional de drogas. O homem foi capturado no Aeroporto Internacional de Belém, momentos antes de embarcar em um voo com destino a Guarulhos (SP).
Contra o suspeito havia uma difusão vermelha emitida pela Interpol a pedido da Argentina, onde ele responde a processo por contrabando de substância estupefaciente — equivalente ao tráfico de drogas no Brasil, com pena máxima de 12 anos de prisão.
O estrangeiro é suspeito de envolvimento no envio de quatro remessas de cocaína escondidas em encomendas postais, com destinos internacionais: Déli (Índia), Paris (França), Bangkok (Tailândia) e Roterdã (Holanda).
Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional do Pará, onde permanecerá à disposição da Justiça enquanto aguarda extradição para a Argentina.
Segundo a PF, o homem já havia sido preso em 2020, durante uma operação da Polícia Civil do Amazonas, quando foi flagrado com grande quantidade de drogas. À época, ele foi apontado como integrante de um grupo criminoso responsável por uma rede de tráfico internacional, que utilizava a fronteira com a Colômbia como rota de entrada de cocaína no Brasil.
A difusão vermelha é um mecanismo internacional de alerta da Interpol, utilizado para localizar e prender temporariamente foragidos procurados por crimes graves. O alerta é compartilhado com os 196 países membros, permitindo a detenção provisória enquanto se define o processo de extradição.
Leia também:
Deixe um comentário