Polícia Federal investiga desvio de combustível na saúde indígena em Redenção - Estado do Pará Online

Polícia Federal investiga desvio de combustível na saúde indígena em Redenção

Operação “Fluxo Legal Ilegal” apura uso indevido de cartões da Secretaria Especial de Saúde Indígena.

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (1º de agosto), a Operação Fluxo Legal Ilegal, com foco em investigar o desvio de combustíveis no município de Redenção, no sul do Pará. O caso envolve o uso irregular de cartões de abastecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó.

De acordo com as investigações, os cartões destinados ao abastecimento exclusivo de viaturas oficiais da secretaria estariam sendo utilizados indevidamente em veículos particulares. A denúncia, feita de forma anônima à PF, apontou ainda que diversos carros registrados no sistema estão fora de operação, sucateados ou em situação de baixa, mas mesmo assim continuavam sendo abastecidos com recursos públicos.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Redenção, incluindo no próprio prédio do DSEI Kaiapó. A PF apreendeu mídias e documentos dos investigados, que agora passarão por análise técnica.

A corporação informou que as investigações continuam, com o objetivo de apurar o montante do prejuízo aos cofres públicos e identificar todos os responsáveis pelo esquema.

A operação reforça a atuação da Polícia Federal no combate ao desvio de recursos destinados à saúde indígena, especialmente em regiões sensíveis como o sul do Pará, onde os serviços prestados por órgãos como a Sesai são essenciais para comunidades tradicionais e aldeias indígenas.

Leia também: