Polícia Federal fiscaliza atuação de segurança privada durante EXPO Conceição do Araguaia

Ação faz parte da implementação do novo Estatuto da Segurança Privada e busca orientar organizadores sobre exigências legais

A Polícia Federal realizou, na última quinta-feira (1º), uma fiscalização no Parque de Exposições de Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará, durante a 26ª edição da EXPO Conceição do Araguaia. A ação integra a fase inicial de implementação do novo Estatuto da Segurança Privada e tem como foco orientar e avaliar a atuação das equipes contratadas para grandes eventos.

Com caráter educativo, a visita da PF teve o objetivo de diagnosticar as condições atuais da segurança privada, orientar os organizadores sobre as exigências normativas e sugerir adequações necessárias para o cumprimento da legislação vigente.

A nova legislação atribui à Polícia Federal a responsabilidade de fiscalizar o planejamento prévio e a execução das estratégias de segurança privada em eventos de grande porte. Segundo o órgão, as ações de caráter punitivo, com possibilidade de autuação e aplicação de sanções em caso de irregularidades, estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.

A expectativa é que, com a adoção gradual das recomendações da PF, a segurança dos eventos na região seja fortalecida ainda no primeiro semestre.

Leia também: