O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou a campanha #ClimateCounts, que usa dados e visuais de impacto para informar sobre as mudanças climáticas e incentivar ações baseadas em fatos. A iniciativa apresenta 30 fatos sobre o clima, tornando o tema mais próximo, compreensível e urgente para o público.
A ação faz parte dos esforços do PNUD para mobilizar comunidades antes da COP30, que será realizada em Belém de 10 a 21 de novembro. O ano também marca o 10º aniversário do Acordo de Paris, marco global para a ação climática.
““A #ClimateCounts destaca fatos importantes e mostra que ações climáticas ousadas podem gerar prosperidade, resiliência e justiça. À medida que o mundo se aproxima da COP30, a mensagem é clara: não temos tempo a perder”, afirma Cassie Flynn, diretora global de Mudanças Climáticas do PNUD.
A campanha também busca combater a desinformação sobre o clima e promover o letramento climático, incentivando cidadãos e comunidades a agir e cobrar políticas mais ambiciosas. Isso é especialmente importante com a atualização das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) dos países, que estabelecem novas metas climáticas.
Embaixadores da Boa Vontade do PNUD e jovens líderes climáticos vão ajudar a divulgar os 30 fatos globalmente. A campanha estará disponível inicialmente em inglês, francês, espanhol e português, com mais idiomas previstos.
O projeto se apoia no trabalho do PNUD em ação climática e ciência baseada em evidências, com apoio a mais de 140 países e investimentos de US$ 2,45 bilhões, cobrindo adaptação, mitigação, mercados de carbono, florestas, riscos climáticos e políticas públicas.
Sobre o PNUD
O PNUD é a principal agência da ONU no combate à pobreza, desigualdade e mudanças climáticas, atuando em 170 países e beneficiando diretamente 37 milhões de pessoas por meio do programa Climate Promise.
Leia também:












Deixe um comentário