PL rachado no Pará! Coronel Neil é barrado em almoço com Bolsonaro

O parlamentar e sua esposa foram "barrados" por supostos seguranças de Rogério Barra, filho de Éder Mauro.

Neil foi barrado no restaurante em que Bolsonaro estava almoçando
Reprodução. Confusão fora do restaurante em que Bolsonaro estava almoçando

A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (30) a Belém ainda está gerando comentários nos bastidores políticos do estado. A polêmica, desta vez, envolveu o deputado estadual Coronel Neil, que teve sua entrada negada no restaurante onde Bolsonaro, Éder Mauro (PL), Rogério Barra (PL) e o restante da comitiva estavam almoçando após a motociata. Na ocasião, Bolsonaro anunciou o delegado como pré-candidato do PL à prefeitura de Belém.

Em vídeos amplamente divulgados nas redes sociais, um segurança na porta do estabelecimento, localizado no distrito de Icoaraci, impediu a entrada do deputado e de sua esposa, a pré-candidata a vereadora de Belém, Isa Arrais (PL). O caso foi motivo para tumulto em frente ao estabelecimento comercial. Durante a confusão, Isa Arrais teria caído, o que teria deixado Neil exaltado no restaurante.

Vale ressaltar que, nas semanas que antecederam a visita do ex-presidente, o deputado, um dos nomes fortes do PL no Pará, anunciava o evento diariamente nas redes sociais.

O político chegou a subir no caminhão em que Bolsonaro discursava para centenas de pessoas na Doca de Souza Franco, em Belém, no entanto, ele só conseguiu estar lá pelo fato da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) autorizá-lo.

Conforme apurado pela reportagem do Estado do Pará Online, o coronel estaria em conflito com Éder Mauro e Rogério Barra por se posicionar e votar a favor de projetos do governador Helder Barbalho (MDB), arquirrival dos bolsonaristas, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Neil e Rogério quase chegaram às vias de fato na casa de leis quando Barra provocou o deputado, chamando-o de “melancia”, “verde por fora, mas vermelho por dentro”, em alusão à posição política do parlamentar. Barra, um dos únicos opositores a Helder na Alepa mandou um “beijinho” ao deputado.

Ainda sobre Neil, há relatos de que o parlamentar poderia vir como candidato à prefeitura de Ananindeua sob ordens de Helder Barbalho (MDB), que vive uma verdadeira guerra política com o atual prefeito da cidade, Dr. Daniel (PSB).

Em nota, Neil repudiou entes do PL que proibiram sua entra no local. Segundo eles, a ordem repassadas aos seguranças era “barrar o Neil”. Ele informou também que os mesmos seguranças agiram de forma “brutal”.

Por fim, o deputado solicitou um posicionamento do PL e do PL Mulher sobre o ocorrido. Confira a nota na íntegra.

O Deputado Estadual Coronel Neil, vem através deste documento, prestar esclarecimentos sobre o ocorrido na data de ontem 30/06/2024, onde estava acompanhado de sua esposa, e foi impedido de entrar em um restaurante na orla de Icoaraci. Esteve em Belém no dia 30/06/2024, Jair Messias Bolsonaro e sua esposa Michelle Bolsonaro, ambos vieram para um evento do PL Pará, evento este que anunciaria de forma oficial, a pré-candidatura a prefeito do Presidente do Partido Liberal no Estado do Pará. Ocorre que, desde o início em que este evento foi marcado, o Deputado vem tentando manter contato com o partido para solicitar informações sobre a chegada de Bolsonaro e sua esposa Michelle, enviou e-mail para o partido do PL Pará, enviou WhatsApp para o Presidente do Partido do PL Pará e para o Presidente do PL Belém, requereu inúmeras vezes informações, todas as tentativas infrutíferas.
No dia do fatidico episódio, o Deputado estava acompanhado de sua esposa Isa Arrais, que é précandidata a vereadora pelo município de Belém, e que teria também o direito ao acesso ao evento, porém, desde o início estes foram tratados de forma ríspida e intimidativa. Ao final do evento na Avenida Visconde de Souza Franco, todos se dirigiram para a Orla de Icoaraci, onde ocorreria um almoço no restaurante Tetto, com a presença de Jair Bolsonaro, neste momento, o Deputado ao chegar no local, acompanhado de sua esposa, que estava com a pulseira de identificação, foi negado o acesso de ambos ao local, tendo inclusive um dos seguranças no local, dito que “a ordem é barrar o Coronel Neil”, o Deputado tentou diálogo, informou que era parlamentar, filiado e eleito pelo Partido Liberal, havia no local outros Deputados Estaduais e apenas ele estava sendo restringido de entrar, os seguranças que estavam presentes agiram empregando a força inúmeras vezes, conforme pode ser verificado no vídeo que contém a integra do ocorrido, empurrando o parlamentar do local, desferindo palavras ofensivas e até de forma brutal empurrando sua esposa que caiu imediatamente no chão, uma mulher que estava cercada por homens, em posição de desvantagem, sendo atacada por vários seguranças.
Após isto, devido ao tratamento grosseiro e brutal que o casal foi recebido, estes se retiraram do local. O Deputado Coronel Neil reforça ser um parlamentar da direita, defensor de Bolsonaro e Michelle, pauta o seu mandato seguindo as bandeiras do partido e procura de forma constante o diálogo, todavia a atual gestão do PL Pará, não vem praticando o respeito e transparência de seus atos, sendo este parlamentar e sua esposa, perseguidos de forma constante por ataques da atual gestão do partido estadual. Neste momento o Deputado está dando forças para a sua esposa, reforçando seus laços familiares e aguarda um posicionamento do PL Pará e PL Mulher Pará, pois este ato não deve ficar impune, somos a favor da união e do respeito com todos os cidadãos, principalmente com mulheres e crianças.

Leia também: