PF deflagra operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor - Estado do Pará Online

PF deflagra operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

A investigação teve início após a prisão de um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acusado de furtar cerca de 100 canetas emagrecedoras apreendidas pela própria agência.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (21) uma operação contra um esquema de importação e receptação de medicamentos para emagrecimento de origem desconhecida, utilizados irregularmente em clínicas médicas no estado do Rio de Janeiro.

Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão em uma clínica e nas residências de investigados nas cidades do Rio e de São Gonçalo, na Região Metropolitana.

A investigação teve início após a prisão de um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acusado de furtar cerca de 100 canetas emagrecedoras apreendidas pela própria agência. O funcionário, segundo a PF, desviava os produtos apreendidos para comercialização irregular. A Anvisa colabora com a Polícia Federal no inquérito.

De acordo com os investigadores, houve aumento significativo nas apreensões de medicamentos para emagrecimento durante fiscalizações em aeroportos. Esses produtos, importados clandestinamente, são desviados para venda em clínicas médicas sem qualquer controle sanitário.

A PF alerta que a importação e o uso desses medicamentos representam grave risco à saúde pública, já que sua procedência, armazenamento e transporte não passam por fiscalização adequada.

Os investigados poderão responder pelos crimes de importação e venda de medicamento de procedência ignorada, além de receptação qualificada.

Leia também: