PEC da Blindagem deve ser votada nesta quarta-feira (24) na CCJ do Senado - Estado do Pará Online

PEC da Blindagem deve ser votada nesta quarta-feira (24) na CCJ do Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), disse que pretende pautar a proposta “para sepultar de vez esse assunto no Senado” .

Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), anunciou neste domingo (21) que a PEC da Blindagem será pautada na próxima reunião do colegiado, marcada para quarta-feira (24). A informação foi divulgada pelo portal g1.

De acordo com Alencar, caso o relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), apresente seu parecer, a PEC será o primeiro item da pauta de votações. Vieira já adiantou que o relatório será pela rejeição do texto, que busca ampliar as prerrogativas de parlamentares e condicionar a abertura de processos penais contra deputados e senadores à autorização do Congresso Nacional.

Protestos em várias cidades

Neste domingo (21), manifestações contra a PEC da Blindagem e contra o chamado PL da Anistia mobilizaram milhares de pessoas em diferentes cidades brasileiras. Os atos foram organizados por movimentos sociais, coletivos estudantis e entidades da sociedade civil.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Para sepultar de vez”

Otto Alencar voltou a criticar duramente a PEC, que, segundo ele, representa um “murro na barriga e um tapa na cara do eleitor”. O presidente da CCJ disse ainda que pretende pautar a proposta “para sepultar de vez esse assunto no Senado” e que há uma articulação entre lideranças para rejeitar a medida tanto na comissão quanto no plenário.

O MDB, partido de Alessandro Vieira e uma das maiores bancadas da Casa, já se posicionou oficialmente contra a PEC. Críticos alertam que, se aprovada, a proposta inviabilizaria na prática a abertura de processos contra parlamentares, lembrando que modelos semelhantes adotados no passado resultaram em apenas uma ação judicial aberta, sem conclusão.

Trâmite na Câmara

Na última semana, a PEC foi aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados. No primeiro, recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários. No segundo, foram 344 votos a favor e 133 contra.

Como votou a bancada do Pará

Dos 17 deputados paraenses presentes, 13 votaram a favor da PEC, 2 votaram contra e 2 se abstiveram. Veja como cada parlamentar se posicionou:

Leia também: