O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, abriu inscrições para a Oficina de Compostagem e Horta Orgânica, voltada a moradores da comunidade do entorno, no bairro do Guamá. São 20 vagas gratuitas, destinadas a adultos e idosos interessados em aprender técnicas de cultivo sustentável e manejo de resíduos orgânicos.
A capacitação será dividida em quatro módulos quinzenais:
– Compostagem e coleta de resíduos,
– Preparo do solo,
– Implantação da horta,
– Manejo de pragas e identificação de bioativos.
O primeiro encontro será no dia 29 de novembro (sábado). Ao final da formação, os participantes receberão certificado.
A oficina tem como objetivo ensinar compostagem doméstica para transformar restos de alimentos em adubo, orientar sobre princípios da agricultura orgânica aplicáveis em pequenos espaços (como vasos, quintais e canteiros) e fortalecer o bem-estar e a convivência comunitária. A proposta também pretende aproximar os moradores das ações de ciência e inovação desenvolvidas dentro do PCT Guamá.
De acordo com João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, a ação reforça a política de ciência cidadã do Parque. “A compostagem é uma atividade educativa e estratégica. Por meio dessa oficina, nos aproximamos da comunidade, que é o público que queremos alcançar. Isso é fundamental para popularizar as atividades realizadas dentro do PCT e fortalecer a educação social”, destacou.

A capacitação será ministrada por especialistas convidados e pela Composta Belém, startup residente do PCT que trabalha com gestão de resíduos orgânicos e produção de adubos e biofertilizantes. “Ensinar para transformar e transformar para regenerar: é na educação que o impacto floresce”, afirma Samantha Chaar, CEO da empresa.
A iniciativa também contribui para a economia circular, reduzindo a quantidade de lixo orgânico descartado e incentivando a produção de alimentos saudáveis pelas próprias famílias.
Inscrições
Os interessados devem solicitar participação pelo e-mail horta@fundacaoguama.org.br ou pelo telefone (91) 99227-3830.
Leia também:












Deixe um comentário