PC desarticula grupo envolvido em homicídio e tráfico de drogas em Paragominas

A operação "vizinhos" buscou cumprir quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva.

Foto divulgação

Em uma operação conjunta, a Polícia Civil do Pará deflagrou nesta quinta-feira (25) a segunda fase da operação “Vizinhos”, com o objetivo de esclarecer um homicídio ocorrido em março deste ano no bairro Jaderlândia, em Paragominas.

A operação visou cumprir quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Como resultado, três dos quatro alvos foram presos preventivamente, e houve uma prisão em flagrante por tráfico de drogas durante as buscas.

A ação policial foi coordenada pela Delegacia de Homicídios de Paragominas, com apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI-Paragominas), unidades da Superintendência da 7ª região, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) e pela Seccional de Paragominas. A operação elucidou o homicídio de Leandro Sousa Viana, ocorrido em 12 de março de 2024. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo em sua própria residência. De acordo com o inquérito policial, quatro indivíduos estavam envolvidos no crime, e três deles foram capturados. As buscas pelo quarto suspeito continuam.

“Além de serem vizinhos, todos os presos possuem ligação com uma facção criminosa, o que foi constatado pela apreensão de drogas e outros materiais durante a operação”, destacou o delegado-geral Walter Resende.

Segundo o superintendente da Zona Guajarina, delegado Cristiano Nascimento, “a vítima foi executada pelos criminosos por ter cometido vários furtos na região. Desta forma, a facção decidiu ‘julgá-lo’ e assassiná-lo”.

Durante a operação, foram apreendidos papelotes de substâncias análogas a crack e maconha, uma balança de precisão, um caderno de contabilidade, papel filme, dinheiro e celulares.

O indivíduo preso em flagrante por tráfico de drogas será apresentado na 13ª Seccional, onde cumprirá as medidas cabíveis e ficará à disposição da Justiça.

Os demais procedimentos estão sendo realizados para a conclusão do inquérito e posterior encaminhamento ao Poder Judiciário.

Leia também: