PC deflagra operação contra facções criminosas no Pará e em outros cinco estados

A ação ocorreu em Belém, Mosqueiro, Ananindeua, além dos municípios de Canaã dos Carajás e Redenção. A operação também se estendeu a Goiânia (GO), Joinville (SC), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Betim (MG).

Foto divulgação

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Gênesis, com o cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar facções criminosas. A ação ocorreu em Belém, Mosqueiro, Ananindeua, além dos municípios de Canaã dos Carajás e Redenção, no sudeste do estado. A operação também se estendeu a Goiânia (GO), Joinville (SC), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Betim (MG).

No Pará, entre as prisões, uma ocorreu no bairro das Águas Lindas, em Ananindeua, e outra em Canaã dos Carajás. Além disso, cinco suspeitos já estavam presos em unidades prisionais: três em Santa Izabel, um em Redenção e um em Tucuruí. No bairro do Tapanã, em Belém, um dos alvos morreu durante uma intervenção policial.

Nos demais estados, seis suspeitos foram detidos pelas autoridades locais. Todos os mandados foram expedidos pela Vara de Crime Organizado de Belém.

Foto divulgação

Objetivo da Operação Gênesis

A operação tem como foco o cumprimento de mandados de prisão preventiva contra suspeitos de atuar como “idealizadores de missão” dentro das facções, responsáveis por planejar e executar crimes, como ataques contra agentes de segurança pública, extorsões e roubos.

“O nome dessa operação representa o início ou a origem das missões e faz relação ao papel que esses indivíduos desempenham dentro das facções”, explicou o delegado Fausto Bulcão, titular da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Rezende, destacou a importância da operação para o combate ao crime organizado:

“Essa ação reflete o empenho e a dedicação dos nossos agentes em desarticular essas organizações criminosas e proteger a população. Estamos atuando de forma enérgica para reduzir a criminalidade e garantir mais segurança.”

Foto divulgação

Força-tarefa integrada
A Operação Gênesis conta com o apoio de mais de 100 policiais civis do Pará, incluindo equipes da DRCO, Divisão de Homicídios (DH), Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). Além disso, agentes de segurança de outros estados também participaram da ofensiva.

Leia também: