Patrulhamento flagra pesca ilegal e garante resgate de tartarugas ameaçadas em Senador José Porfírio - Estado do Pará Online

Patrulhamento flagra pesca ilegal e garante resgate de tartarugas ameaçadas em Senador José Porfírio

Durante o patrulhamento de rotina, os policiais localizaram um espinhel, duas malhadeiras e os animais silvestres, considerados em risco de extinção.

O Comando de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar do Pará apreendeu apetrechos de pesca ilegal e resgatou seis tartarugas-da-Amazônia durante uma ação realizada no último domingo (24), no Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, sudeste do estado.

Durante o patrulhamento de rotina, os policiais localizaram um espinhel, duas malhadeiras e os animais silvestres, considerados em risco de extinção. Ao avistar a guarnição, um homem que estava em uma embarcação abandonou o material e conseguiu fugir do local.

Os itens apreendidos e as tartarugas foram encaminhados à base do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), responsável pelo manejo e preservação da espécie.

De acordo com o comandante do CPA, coronel Orlandino Sebastião Bastos Lima, a região é uma das principais áreas de reprodução das tartarugas-da-Amazônia. “Entre julho e dezembro, elas se deslocam de diferentes rios para desovar nas praias do Tabuleiro do Embaubal, ficando vulneráveis à caça e à coleta de ovos para consumo ou comercialização. Por isso, o CPA, em parceria com o Ideflor-Bio, realiza monitoramento e fiscalização constantes para proteger a espécie”, afirmou.

A tartaruga-da-Amazônia é considerada vulnerável à extinção devido à degradação do habitat, caça, captura acidental e poluição. Além da repressão a crimes ambientais, a Polícia Militar reforça o caráter preventivo das ações de patrulhamento na Amazônia, com foco na conservação da biodiversidade.

Leia também: