No último domingo (25), a TV Globo exibiu o Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que reconhece e homenageia os principais nomes, iniciativas, empresas e organizações que atuam em prol da igualdade racial no país. Um dos momentos mais comentados da cerimônia foi o encontro das paraenses Leona Vingativa e Gaby Amarantos, que agitaram os telespectadores com a apresentação da música “Ex Mai Love”.
Ver no Threads
O evento reuniu a revelação dos vencedores com apresentações musicais temáticas que dialogam diretamente com os pilares do prêmio. As atrações reuniram diversos artistas da música brasileira, que mesclam suas diferentes origens e ritmos, reforçando o objetivo do Prêmio de potencializar talentos negros e de povos originários.
Entre os destaques musicais da noite estiveram Belo, Altay Veloso e Djuena Tikuna; Dom Filó, Os Garotin e Oz Crias; Majur e Ilê Aiyê; Kaê Guajajara; Jota.pê e Sandra Sá; Djonga, Maria Preta e Gabz; além dos bois Caprichoso, Garantido e de Maracanã, e a dupla Gaby Amarantos e Zaynara. Essas apresentações celebraram a diversidade cultural e fortaleceram a mensagem de inclusão do evento.
Nesta edição, o Prêmio contemplou iniciativas nas áreas de Cultura, Educação e Empregabilidade, com finalistas escolhidos por meio de indicações do público, curadoria externa e votação de um júri especializado. Além da pauta racial, o Prêmio 2025 ampliou seu foco para temas urgentes como justiça climática, COP 30, diálogos direcionados ao Norte e Nordeste do país e questões de gênero.
Leia também:
Deixe um comentário