Pará recebe ação em 21 municípios para reconhecimento de paternidade

Marcado para o dia 17 de agosto, os interessados em participar devem agendar previamente seus atendimentos.

Foto divulgação

No próximo dia 17 de agosto, a Defensoria Pública do Pará realizará a 3ª edição da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, um mutirão dedicado ao reconhecimento voluntário de paternidade. O evento abrangerá simultaneamente 21 municípios paraenses, incluindo a capital Belém e outras localidades metropolitanas e do interior do estado.

A iniciativa visa solucionar questões de filiação através de mediação e conciliação extrajudicial, oferecendo serviços como reconhecimento de paternidade por meio de exames de DNA, ações de alimentos, dissolução de união estável e diversos outros serviços relacionados ao direito de família. A expectativa é realizar mais de 1,5 mil atendimentos ao longo do dia.

Desde o início do ano, mais de 91 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no Brasil, conforme dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), destacando a importância da campanha para garantir direitos fundamentais como convivência familiar e herança.

A campanha “Meu Pai Tem Nome” é uma iniciativa nacional promovida pelo Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), em parceria com as Defensorias Públicas estaduais, e tem como objetivo reduzir o número de casos de filhos sem paternidade reconhecida na certidão de nascimento.

Os interessados em participar devem agendar previamente seus atendimentos. Na capital e região metropolitana, o agendamento pode ser realizado através do Conexão Defensoria pelo site defensoria.pa.def.br/conexaodefensoria/, Central 129 ou pelo Whatsapp (91) 3201-2727. Para o interior, o agendamento deve ser feito presencialmente nas unidades da Defensoria ou pelos telefones das regionais disponíveis.

A Defensoria Pública do Pará reforça que não há restrição de idade para receber assistência durante o mutirão, que busca promover não apenas a regularização de documentos, mas também a garantia de direitos básicos e o fortalecimento dos laços familiares.

Serviço:
Campanha “Meu Pai Tem Nome”

  • Data: 17 de agosto
  • Horário: 8h às 14h
  • Locais: Belém e 21 municípios paraenses

Leia também: