Sob encomenda do portal Estado do Pará On-line, o Instituto DOXA publica sua primeira pesquisa oficial no município de PARAUAPEBAS, capital do minério, localizada na região sudeste paraense. A pesquisa mostra a liderança do vereador Aurélio Goiano com 36,8% de intenções de voto. Em segundo lugar vem outro vereador, Rafael Ribeiro com 15,5%. O governo de Darci Lermen é aprovado por 34,0%; enquanto sua desaprovação chega a 60,5%.
Pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-08242/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 a 17 de fevereiro de 2024, com uma amostra de 500 entrevistas.
ESPONTÂNEA: AINDA É ALTO O NÚMERO DE INDECISOS
Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, a pesquisa identificou que os votos flutuantes chegam a 80,0% (somatória dos brancos, nulos e indecisos). Em primeiro lugar vem o atual vereador, Aurélio Goiano (PL), que aparece com 12,6% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o vereador Rafael Ribeiro (MDB) com 3,2%. O deputado estadual Braz (PDT) vem com 1,7%. O atual prefeito Darci aparece com 1,5%; Keniston Braga (MDB) ficou com 0,4%. Fred, Hipólito H2 e Wilson obtiveram 0,2% cada.
ESTIMULADA: AURÉLIO GOIANO PERMANECE NA FRENTE
Quando se estimula, isto é, os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor, o vereador Aurélio Goiano (PL) vai para 36,8% das intenções de voto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro (MDB) alcança 15,5%. O deputado estadual Braz (PDT) ficou com 8,2%. O ex-prefeito Valmir Mariano (PSD) atingiu 3,4%. Hipólito H2 (PODE) obteve apenas 3,2% das intenções de voto. Dr. Felipe (PRB) aparece com 2,5% e Keniston Braga (MDB) ficou com 1,9%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 28,6%.
REJEIÇÃO: BAIXA REJEIÇÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS
Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra que todos os pré-candidatos atingiram baixa rejeição, uma vez que 32,8% disseram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e outros 23,1% não se manifestaram. As maiores citações foram para o deputado estadual Braz (PD) com 10,3%; depois vem o vereador Aurélio Goiano (PL) com 9,7%. Valmir Mariano (PSD) obteve rejeição de 8,0%. Keniston Braga (MDB) apareceu com rejeição de 7,6%. Rafael Ribeiro (MDB) apareceu com 5,5%. Hipólito H2 (PODE), 2,1%. Dr. Felipe (PRB) aparece com a menor rejeição, 1,1%.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DARCI
Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito Darci Lermen vem administrando o município, 60,5% dos eleitores de Parauapebas estão desaprovando seu governo; enquanto 34,0% aprovam a maneira do prefeito governar. Outros 5,5% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER
O governador Helder Barbalho está com uma aprovação de 50,6% em PARAUAPEBAS; enquanto sua desaprovação é de apenas 37,8%. Outros 11,6% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
Quando se trata da aprovação ou desaprovação do governo do presidente Lula no município de PARAUAPEBAS, 45,2% dos eleitores do município estão aprovando seu governo; enquanto 51,1% desaprovam.
ANÁLISE
Essa primeira pesquisa do Instituto DOXA, registrada no município de Parauapebas revela a manutenção de um cenário muito favorável à oposição do atual prefeito Darci Lermen. Darci já foi reeleito, agora vai ter que indicar seu sucessor. O vereador Aurélio Goiano se destacou como o principal opositor à gestão de Darci, garantindo-lhe maior visibilidade frente ao eleitor de Parauapebas, uma vez que a gestão de Darci está com uma desaprovação alta perante o eleitorado, o que vem favorecer Aurélio.
O cenário eleitoral pode mudar quando acontecer a definição do candidato apoiado pela máquina da Prefeitura. O vereador Rafael, como mostra a pesquisa Doxa, se posiciona como o melhor nome para enfrentar ao atual líder nas pesquisas, Aurélio Goiano.
O deputado Braz, um dos pretensos candidatos do grupo de Darci, está 7,3 pontos distantes de Rafael. Pelo que se percebe, especialmente nas redes sociais, é que os maiores movimentos políticos são de Aurelio Goiano e de Rafael Ribeiro, garantindo-lhes as primeiras colocações na pesquisa.
Como a avaliação de Darci, principal eleitor do município, está com uma desaprovação acima de 60%, Aurélio leva grande vantagem por ser o principal opositor do atual prefeito. Ainda temos mais de sete meses para as eleições, muitas águas ainda irão passar por debaixo dessa ponte eleitoral de Parauapebas. Muitas decisões ainda serão tomadas que podem interferir no processo eleitoral na capital do minério.
Com informações e análise do cientista político Dornélio Silva, diretor do Instituto DOXA de Pesquisa.
Leia também:
Deixe um comentário