A operação “Vox”, coordenada pela Polícia Civil do Pará, resultou na prisão preventiva de um casal acusado de provocar a morte de um idoso de 74 anos por meio de maus-tratos e abandono. A ação foi realizada, na última terça-feira (2), pelas equipes da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPID), com apoio da Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência (DPPcD).
Segundo a delegada Caroline Batista, responsável pela DPPID, a investigação começou após a denúncia de que o idoso havia sido atropelado e, após o acidente, passou a morar com o filho e a nora. A partir dessa informação, os policiais descobriram que a vítima era mantida em condições desumanas, sem alimentação adequada, cuidados médicos ou atenção básica, situação que levou ao seu óbito em 15 de agosto deste ano.
Depoimentos colhidos durante o inquérito reforçaram o quadro de negligência. Testemunhas afirmaram que a mulher oferecia restos de comida ao idoso, enquanto o homem impedia qualquer contato com outros familiares, deixando-o completamente isolado. Uma testemunha relatou ainda ter encontrado a vítima extremamente fraca e faminta, consumindo rapidamente a comida que lhe foi oferecida, o que evidenciou a severa privação alimentar a que estava submetido.
Com base nos indícios reunidos, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos suspeitos. A solicitação foi deferida pela Vara de Juiz das Garantias da Região Metropolitana de Belém e cumprida ainda na tarde de terça-feira. Após serem localizados, o casal foi conduzido à delegacia, onde passou pelos procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça. Veja abaixo:
A Polícia Civil prendeu um casal suspeito de causar a morte de um idoso de 74 anos após submetê-lo a maus-tratos e abandono.
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) December 3, 2025
A investigação revelou que a vítima vivia isolada, sem alimentação adequada e sem os cuidados básicos que precisava. pic.twitter.com/1GioA6k92H
Casos de maus-tratos envolvendo pessoas idosas podem ser comunicados diretamente na Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, na Rua Domingos Marreiros, nº 2019, bairro do Umarizal, em Belém. As denúncias também podem ser feitas pelo Disque-Denúncia, no número 181.
Leia também:










Deixe um comentário