Operação Verão reforça segurança nas praias com ações contra cerol e importunação sexual - Estado do Pará Online

Operação Verão reforça segurança nas praias com ações contra cerol e importunação sexual

Campanha orienta banhistas, fiscaliza o uso de linhas cortantes e distribui pulseiras de identificação para crianças em Mosqueiro

Divulgação

A Operação Verão 2025 tem intensificado as ações de segurança nas praias do Pará durante o mês de julho, com a atuação conjunta de órgãos estaduais e municipais. Em Mosqueiro, a mobilização inclui o combate à importunação sexual, a fiscalização do uso de linhas cortantes com cerol e a prevenção de casos de crianças perdidas.

“Estamos focados em ações preventivas, como a fiscalização contra linhas cortantes com cerol, que representam um perigo para nossos jovens. Além disso, estamos intensificando o combate à importunação sexual, garantindo um ambiente seguro e respeitoso para todos. A orientação aos pais e responsáveis, com a identificação de crianças por meio de pulseiras, é uma medida simples, mas eficaz, para evitar o desaparecimento e garantir a tranquilidade das famílias”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

No último sábado (12), equipes da Polícia Civil e da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) estiveram na praia do Chapéu Virado para orientar banhistas. Uma das medidas adotadas foi a distribuição de pulseiras com o nome e telefone dos responsáveis pelas crianças. A artesã Marilene Souza, que recebeu o material para o filho Pedro Henrique, elogiou a iniciativa.

“Excelente essa iniciativa de identificação de crianças com pulseiras, destacando a importância da segurança que essa medida proporciona tanto para a criança quanto para nós, responsáveis”, disse.

A campanha “Não é Não!”, voltada ao enfrentamento da importunação sexual e da violência contra a mulher, também esteve presente com distribuição de panfletos e presença da Viatura Rosa da Polícia Civil.

A fiscalização do uso de cerol e linhas chilenas segue a Lei Estadual nº 9.597/2022, que proíbe posse, fabricação e comercialização dessas linhas, devido aos riscos de ferimentos graves e até mortes. Em caso de flagrante, os materiais são recolhidos pelas autoridades.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Operação Verão envolve cerca de 9,2 mil agentes em 50 localidades paraenses, com ações integradas, ostensivas e preventivas.

Leia Mais: