Desde o início da Operação Verão 2024, iniciada neste mês de julho, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está intensificando a fiscalização nas estradas paraenses com foco na Lei Seca. A operação visa reduzir os acidentes provocados por motoristas que dirigem sob efeito de álcool, uma das principais causas de sinistros graves no trânsito.
Até o momento, mais de 1.200 infrações de trânsito foram registradas pelos agentes do Detran nas rodovias monitoradas. Em 24 municípios do estado, incluindo áreas estratégicas como Benevides e Salinópolis, as equipes estão atuando com o uso do etilômetro para verificar a concentração de álcool no sangue dos condutores.
A Operação Verão é uma ação nacional que tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir após consumir bebidas alcoólicas. Em diversas localidades, como na Rodovia PA-391 em Benevides e na PA-444 em Salinópolis, as fiscalizações são diárias, especialmente nas vias que dão acesso às áreas de lazer, como praias e balneários.
O coordenador de Fiscalização do Detran, Ivan Feitosa, destacou que a resposta dos motoristas tem sido positiva. “Observamos um aumento no índice de respeito à lei, com muitos banhistas optando por não consumir álcool ou escolhendo um motorista designado, o que contribui para a segurança de todos”, afirmou.
O Detran reforça que a Lei Seca tem tolerância zero, com multa de R$ 2.934,70, além de sete pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir por 12 meses para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool. A recusa em fazer o teste do etilômetro também resulta em penalidades, e casos com concentração alcoólica igual ou superior a 6 decigramas por litro de sangue são enquadrados como crime de trânsito.
Leia também:
Deixe um comentário