Operação Rastro Final prende em Curitiba foragido condenado por homicídio em Afuá - Estado do Pará Online

Operação Rastro Final prende em Curitiba foragido condenado por homicídio em Afuá

O acusado estava foragido da Justiça desde novembro de 2020.

Polícia Civil

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Afuá e com apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI/MPPA), deflagrou na segunda-feira (27), a Operação Rastro Final, que resultou na prisão de R.V.A., foragido da Justiça desde novembro de 2020. A captura ocorreu em Curitiba (PR), com o apoio da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional do Ministério Público do Paraná (MPPR).

R.V.A. foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Afuá, em 9 de setembro de 2025, a 12 anos de reclusão pelo crime de homicídio qualificado (artigo 121, §2º, inciso IV, do Código Penal), por ter ceifado a vida de C.S.S., em 9 de agosto de 2010. Em decorrência da condenação, foi expedido mandado de prisão em 24 de setembro de 2025.

O condenado também possui histórico criminal. Em 2009, foi sentenciado a 20 anos de reclusão por latrocínio (artigo 157, §3º, inciso II, do Código Penal), na Comarca de Macapá (AP). Durante o cumprimento da pena, fugiu do sistema prisional, o que motivou a expedição de novo mandado de prisão pela Vara de Execução Penal de Macapá, em novembro de 2020.

Consta ainda que R.V.A. foi preso em flagrante em agosto de 2019 por tráfico de drogas (artigo 33 da Lei nº 11.343/2006) e é apontado como integrante de uma facção criminosa atuante no Estado do Pará.

leia também: