Equipes da Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), desencadearam nesta terça (9) e quarta-feira (10) a operação “Nêmesis”, resultando na prisão de 11 integrantes de uma facção criminosa com atuação no Estado do Pará. A ação teve como foco o cumprimento de mandados de prisão preventiva, recapturas e detenções em flagrante.
De acordo com a delegada Amanda Ferreira, titular da DRFC, as investigações apontaram que os suspeitos estavam distribuídos por várias cidades paraenses, Belém, Ponta de Pedras, Uruará e Capanema, além de São Luís (MA) e Eusébio (CE). Outros dois alvos já se encontravam presos em Santa Izabel do Pará e Itaituba. Durante a operação, um dos investigados ainda tentou se identificar com documento falso, sendo autuado em flagrante.
Entre os 11 detidos, cinco exercem cargos de relevância dentro da estrutura da facção. Segundo o delegado Augusto Potiguar, que responde pela DRCO, os presos incluem dois “torres”, responsáveis pelo comando local em Vila dos Cabanos e Chaves; dois “idealizadores de missões”, que atuariam em Marituba e Ourém; além de um “conselheiro das dívidas” em Icoaraci. Uma mulher também foi presa por exercer a função de “disciplina final” no município de Cametá.
A operação integra o projeto Impulse, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação contou com suporte operacional do Grupo de Trabalho de Facções Criminosas, da Divisão de Inteligência de Sinais e Dados, além dos Núcleos de Apoio à Investigação de Capanema e Altamira, ligados ao Núcleo de Inteligência Policial (NIP). Delegacias de Ponta de Pedras, Uruará e as Polícias Civis do Ceará e Maranhão também participaram.
As medidas judiciais foram autorizadas pela Vara de Combate ao Crime Organizado, com parecer favorável do Gaeco/MPPA. Todos os presos foram conduzidos às unidades policiais responsáveis, onde prestam depoimento e seguem para os procedimentos legais previstos.
Leia também:










Deixe um comentário