ONU pede que EUA mantenham portas abertas para imigrantes - Estado do Pará Online

ONU pede que EUA mantenham portas abertas para imigrantes

Organizações reforçam obrigação internacional de garantir proteção e devido processo legal a refugiados e solicitantes de asilo.

As agências da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram, nesta sexta-feira (28), um apelo direto ao governo dos Estados Unidos para que mantenha o acesso de solicitantes de asilo ao país e assegure o devido processo legal, mesmo após as novas declarações do presidente Donald Trump sobre endurecimento das regras migratórias.

O alerta veio após Trump afirmar que pretende suspender a imigração de países do “Terceiro Mundo”, reação ao ataque a tiros ocorrido na quarta-feira (26) próximo à Casa Branca. De acordo com os investigadores, o suspeito é um cidadão afegão que entrou nos EUA em 2021.

Questionado sobre as falas do presidente norte-americano, Jeremy Laurence, porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, lembrou que o país tem responsabilidades internacionais. “Eles têm direito à proteção sob o direito internacional e devem receber o devido processo legal”, afirmou durante coletiva em Genebra.

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) reforçou a mesma posição. A porta-voz Eujin Byun destacou que refugiados que chegam ao território norte-americano precisam ter seus pedidos avaliados de forma adequada.
“Quando pessoas que necessitam de proteção chegam ao seu território, elas devem ter acesso ao processo de asilo e ao território”, afirmou. Ela também lembrou que a maioria dos refugiados cumpre a legislação nos países que os recebem.

“Queremos reforçar nosso apelo aos Estados que acolhem refugiados e solicitantes de asilo”, completou Byun, pedindo que medidas de segurança não resultem em violações de direitos fundamentais.

Leia também: