ONU aprova plano de segurança, saúde e mobilidade para a COP 30 em Belém - Estado do Pará Online

ONU aprova plano de segurança, saúde e mobilidade para a COP 30 em Belém

Inspeção foi encerrada nessa sexta-feira, 8, e avaliou os locais que vão receber os eventos da COP 30, além de hospedagens e transportes.

Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

A comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas aprovou o plano estratégico apresentado pelos governos federal, estadual e municipal para a COP 30, que será realizada em Belém em novembro deste ano. A inspeção dos representantes da ONU foram encerradas nessa sexta-feira, 8. Foram analisados os locais que vão receber os eventos da COP30, hospedagens, sistemas de transportes, estrutura de saúde e segurança.

Segundo divulgado pela Agência Pará, mais de 10 mil agentes da segurança pública e militares vão estar mobilizados durante a realização da COP 30. Já na parte de mobilidade, a previsão é que mais de 240 ônibus tenham o itinerário exclusivo para o público em direção ao Parque da Cidade e outros 100 veículos ficando disponíveis para as mais de cinco mil pessoas hospedadas nos navios de cruzeiro.

Na área da saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, Sespa, apresentaram o planejamento que conta com quatro hospitais de Belém, além do apoio da rede privada no entorno do Parque da Cidade e do Porto de Outeiro. Durante a COP 30, o Samu terá protocolos específicos para garantir eficiência e rapidez no atendimento aos moradores e participantes da COP 30.

É gratificante ver a aprovação do esforço coletivo de todos, ao ouvir a ONU parabenizando e aprovando os planos de segurança, saúde e mobilidade, e elogiando todas as ações apresentadas. Tudo isso é fruto do trabalho integrado que construímos, nós, do Governo do Pará, com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém, para que em novembro tenhamos a melhor COP30 já feita, com organização e segurança aos participantes”, destacou a vice-governadora do Pará e presidente do Comitê Estadual da COP 30, Hana Ghassan.

Leia também: