Uma onça-pintada foi avistada nadando ferida no Rio Negro, em Manaus (AM), por passageiros de uma embarcação, na última quarta-feira (1º). O animal, um macho adulto, estava atingido por chumbinho, munição comumente usada em caças ilegais, e apresentava aproximadamente 30 projéteis no corpo, além da perda de alguns dentes.
Uma onça-pintada foi avistada nadando ferida no Rio Negro, em Manaus (AM), por passageiros de uma embarcação, na última quarta (1º). O animal, um macho adulto, estava atingido por chumbinho, munição comumente usada em caças ilegais, e apresentava aproximadamente 30 projéteis. pic.twitter.com/iqxM56y9Zx
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) October 2, 2025
O resgate mobilizou equipes da Secretaria de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal, do Batalhão de Policiamento Ambiental e do Laboratório de Internações de Fauna e Floresta (Laiff) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A suspeita é de que a onça nadava em direção à Praia da Ponta Negra, quando foi avistada pelos passageiros.
Após atendimento em uma clínica particular de Manaus, o felino foi encaminhado a um centro de repouso e recuperação, onde passa por tratamento e reabilitação até estar apto a retornar à floresta.
De acordo com a legislação brasileira, a caça de animais silvestres é crime, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
Leia também:
Deixe um comentário