O Espaço São José Liberto, em Belém, será palco de uma oficina sobre produção de joias sustentáveis na próxima terça-feira (15), das 10h às 16h, a inscrição é gratuita com uma pequena taxa que será usada para custear o material. A proposta da atividade é ensinar técnicas de upcycling, que consiste em transformar resíduos e materiais descartados em peças exclusivas de joalheria e semijoias.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e tem como objetivo principal fortalecer práticas sustentáveis entre artesãos paraenses, estimular a economia criativa circular e reduzir os impactos ambientais do descarte irregular.
A capacitação será conduzida pela artesã Antônia Lima, fundadora da marca Cria Circular e referência em upcycling na joalheria, e pela designer de joias Helena Bezerra. Durante a oficina, os participantes terão contato com técnicas de reaproveitamento de materiais como bijuterias antigas, plásticos, tecidos e elementos naturais da região, como sementes e o miriti.
“Essa é uma oportunidade para quem quer empreender de forma criativa, sustentável e com identidade regional. A proposta do curso também é incentivar o uso de elementos amazônicos nas criações, valorizando a cultura local”, explica Antônia Lima, que há um ano se dedica exclusivamente à produção de joias por meio do upcycling.
Além da parte prática, os participantes também terão noções básicas de gestão de pequenos negócios, incluindo criação de coleções, precificação, estratégias de vendas, marketing digital e mentoria online para continuidade da produção.
A coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, destaca o potencial do Pará na geração de renda por meio da reutilização de materiais: “O território paraense é rico em fontes de novos insumos a partir de reciclagem e subprodutos. Isso agrega valor à cadeia produtiva e incentiva o desenvolvimento sustentável.”
Serviço:
- Oficina de Joias com Upcycling
- Data: 15 de abril (terça-feira)
- Horário: 10h às 16h
- Local: Espaço São José Liberto – Belém/PA
- Inscrições: Pelo telefone (91) 9 8735-8837
- Aberta ao público, sem necessidade de experiência prévia
Leia também:
Deixe um comentário