A reconstrução do Terminal Hidroviário Internacional de Belém (THIB) já alcançou 78% de execução. O projeto, conduzido pelo Governo do Pará por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), está modernizando o Armazém 10 da Companhia Docas do Pará (CDP), em uma área de 4.800 m², com espaços distribuídos entre o térreo e o pavimento superior.
A intervenção, que preserva a arquitetura histórica do início do século XX, inclui a recuperação de 64 pilares metálicos, elevação do piso e reforço da armação estrutural. Entre os serviços já concluídos estão pintura, cobertura, alvenaria e restauração dos portões originais.

De acordo com o presidente da CPH, Hilton Aguiar, o THIB será um marco para a capital.
— “Esse será um espaço moderno, seguro e confortável para receber nossa população e os turistas. Estamos resgatando a história desse prédio e, ao mesmo tempo, preparando Belém para a COP30, entregando um patrimônio que será referência para a Amazônia”, destacou.
O novo terminal contará com áreas de embarque e desembarque, restaurantes, lojas, quiosques, espaço multiuso e acessibilidade plena. Também terá reforço na segurança, com postos da Polícia Federal, Receita Federal, sala da Anvisa e Delegacia do Turista.
A expectativa é que a obra fortaleça a infraestrutura portuária, amplie a capacidade de transporte de passageiros e contribua para movimentar a economia da região.
Leia também:
Deixe um comentário