Obra musical de Salomão Habib é reconhecida como Patrimônio Cultural do Pará pela Alepa

O projeto será enviado ao governador Helder Barbalho para sanção final.

Nesta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que reconhece a obra musical de Salomão Habib como patrimônio cultural imaterial do estado. A proposta foi apresentada pela deputada Lívia Duarte (PSOL), que preside a Comissão de Cultura da Alepa.

Salomão Habib, violonista com 46 anos de carreira, compositor, professor e escritor. Ele possui um vasto repertório de 450 composições, além de 46 discos e 8 DVDs. Com uma trajetória que inclui concertos em países como Cuba e Itália, Habib é membro da Academia Paraense de Letras e recebeu o Prêmio Profissionais da Música em 2023.

A deputada Lívia Duarte expressou sua gratidão por reconhecer o trabalho de Habib, destacando-o como um ícone da música paraense. Em resposta à aprovação do projeto, Salomão afirmou que o reconhecimento é fruto de décadas dedicadas à cultura amazônica.

Alem disso, o trabalho social de Salomão, através do projeto Cantar-o-Lar, já beneficiou milhares de crianças e é apoiado pela Unicef.

Leia também: