Naming rights: saiba o que é e como funciona

Na região norte apenas Remo e Paysandu assinaram acordo com o Governo do Pará, por meio do Banpará, pela venda dos naming rights dos estádios dos clubes

Por Pedro Garcia com supervisão de Alexandre Alencar

O naming rights, ou diretos de nome de forma simples, se trata da concessão legal para nomear um evento ou local específico, ou seja, a marca que adquire esse direito pode colocar o seu nome em determinada realização cultural. Quando aproveitado da forma correta, é algo bastante vantajoso.

Além de saber o que é naming rights, é interessante pensar em quais são os seus benefícios. Quando os direitos de nome são adquiridos, a marca maximiza a visibilidade da empresa e da ação, sempre que a imprensa fala sobre o evento ou o local, há citação direta, isso aumenta o alcance da mensagem e cria um mecanismo de divulgação orgânica. O Assaí atacadista, por exemplo, realizou a aquisição de naming rights do principal campeonato nacional de futebol que é apresentado como “Brasileirão Assaí – série A”, e sempre que o evento é apresentado nos jornais ou na televisão, a marca ganha divulgação sem ser necessário comprar espaço publicitário.

Quando o naming rihts é relacionado a times de futebol, especificamente, muitos torcedores relacionam a concessão com perda de identidade, quando na verdade o contrato é uma via de mão dupla, beneficiando ambas partes, o clube recebendo o valor acordado e a empresa com a divulgação marca.

Na região norte apenas Remo e Paysandu assinaram acordo com o Governo do Pará, por meio do Banpará, pela venda dos naming rights dos estádios dos clubes, os quais passaram a ser conhecidos como estádio Banpará Baenão e estádio Banpará Curuzu. Caso mais recente é a venda do naming rights do CT do Leão para à empresa de mineração Buritirama, que irá “batizar” o centro de treinamento azulino pelo período de três anos.

Leia também: