Mulher denuncia condições precárias na UPA de Barcarena: “tive que meter o pé na porta”

A moça alega que o local está lotado e que os pacientes não estão sendo atendidos devido à falta de médicos na UPA.

UPA de Barcarena
Reprodução. Mulher se revolta na UPA de Barcarena.

Um mulher identificada como Arilda divulgou um vídeo nas redes sociais, na última terça-feira (19), mostrando as condições da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barcarena.

Segundo a moça, o local não possui médicos para atender os pacientes. “não tem médico! cadê a secretária”, branda.

Ainda de acordo com a moça, a população não precisa de “gastos milionários com festivais” fazendo alusão ao famoso Festival do Abacaxi, que acontece todos os anos na cidade e conta com diversas atrações nacionais.

“Não tem ninguém, ninguém, todo mundo aqui penando e esperando. Minha filha está ali na sala vermelha depois de horas esperando [atendimento], eu tive que meter o ‘pé na porta’ para ela ser atendida”, diz a moça no vídeo.

Para finalizar, a moça ainda faz critica o prefeito da cidade, Renato Ogawa (PL). “E agora? e agora, o marketing do prefeito”.

A prefeitura de Barcarena se manifestou por meio de uma nota. Confira:

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusb, informa que a mãe e sua filha de 21 anos deram entrada na UPA 24h da Vila dos Cabanos, em Barcarena, na terça-feira, 19, às 22h06. A jovem apresentava quadro de tontura, náuseas, dor de cabeça e, após avaliação recebeu a pulseira da cor verde, classificação de risco em que o paciente pode ser atendido em até 2 horas, ou seja, até 00h06.

Às 23h42 a paciente já havia recebido atenção médica e de enfermagem, tempo absolutamente normal de acordo com o protocolo. Foi medicada, ficou em observação por mais 3 horas e depois foi liberada.

No momento do vídeo divulgado, não havia superlotação nem qualquer outra anormalidade no atendimento, a Unidade contava com três médicos, à disposição 24h, sendo dois médicos no atendimento dos pacientes, e um médico na sala vermelha, bem como equipe completa de enfermeiros e técnicos em enfermagem. Esse é o protocolo diário da unidade.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO:
(De acordo com o Protocolo de Manchester e do Ministério da Saúde)

Vermelho – Emergência – Atendimento imediato
Amarelo – Urgente – Atendimento em até 60 minutos
Verde – Pouco Urgente – Atendimento em até 2 horas
Azul – não urgente – Atendimento em até 4 horas

A prefeitura de Barcarena, por meio da Assessoria de Comunicação, se coloca à inteira disposição da sociedade para a eventual necessidade de maiores informações.

Leia também: