EXCLUSIVO: MP investiga pré-candidato do MDB por abuso sexual a adolescente de 15 anos

O caso segue sendo apurado sob segredo de justiça, mas a vítima e sua família temem por represália dada a força política e financeira do acusado.

O pré-candidato a prefeitura do município de Bonito (distante 151 quilômetros de Belém), Alex Silva (MDB), foi denunciado ao Ministério Público do Estado por abuso sexual contra uma adolescente de 15 anos. 

A denúncia foi feita de maneira anônima a Promotoria de Justiça do MP, além do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e Conselho Tutelar em janeiro deste ano, mas o caso teria ocorrido em julho de 2023. 

A adolescente, que não deve ser identificada, contou com exclusividade ao portal Estado do Pará sobre os abusos que disse ter sofrido. Segundo o depoimento da jovem, a mãe trabalhava como doméstica na casa da família de Alex, e no dia do ocorrido foi ao local para ajudá-la a cuidar do filho do pré-candidato. 

O incidente teria acontecido enquanto a adolescente, o Alex e a esposa dele tomavam café da manhã. A esposa de Alex deixou a mesa para tomar banho com o filho do casal, deixando os dois sozinhos na cozinha. A jovem se levantou para lavar a louça e Alex permaneceu à mesa, mas logo se aproximou dela na pia.

A vítima contou que Alex tentou virar seu rosto para beijá-la, insistindo várias vezes. “Eu falei que ia chamar a esposa dele, aí ele saiu e sentou de novo na mesa, fingindo mexer no celular”, relatou a jovem. No entanto, pouco depois, Alex voltou a se aproximar, dessa vez tentando tocar seus seios. A jovem, então, prendeu a mão dele sob seus braços e pegou uma faca de serra que estava na pia.

“Falei: ‘Saia, se não te furo e grito pela sua esposa'”, relembra a jovem.

Após a ameaça, Alex recuou e a jovem desceu com o filho do casal para a casa vizinha onde morava a avó do menino. “Esperei minha mãe chegar e depois contei tudo pra ela”. Não aparecemos mais depois dessa situação”

A denúncia, conforme a jovem, foi registrada 6 meses após o ocorrido por conta do medo de represálias, e foi incentivada por familiares para manifestar a ocorrência à justiça. 

O ministério público do Pará trata a denúncia como sigilosa e não divulgou informações sobre as investigações. O pré-candidato foi procurado pela equipe de reportagem, mas até a publicação desta matéria, não se pronunciou sobre o caso. 

Alex Silva, que é proprietário de postos de combustíveis em Bonito, recentemente deixou o PSD para afiliar-se ao MBD. Em abril ele decidiu concorrer como pré-candidato à prefeitura da cidade. 

Leia também: