Moraes aponta Bolsonaro como líder de organização criminosa e vota por condenação - Estado do Pará Online

Moraes aponta Bolsonaro como líder de organização criminosa e vota por condenação

Sete réus além do ex-presidente são indicados à condenação conforme PGR.

O ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento da trama golpista nesta terça-feira (9). Além de Bolsonaro, sete outros réus do núcleo principal também foram indicados para condenação conforme a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A sessão foi interrompida por volta das 14h20 após o voto do relator e será retomada às 15h30. Entre os condenados estão Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

Moraes detalhou, em mais de cinco horas, o papel de Bolsonaro como líder da organização criminosa que tentou o golpe de Estado. Utilizou organogramas para explicar a atuação dos réus na trama.

O ministro ressaltou que o julgamento não discute a existência da tentativa de golpe, mas sim quem são seus autores. Ele afirmou que não há dúvidas sobre a tentativa e sobre a participação dos réus na organização criminosa.

Moraes destacou que a tentativa já configura o crime consumado, afirmando que os atos praticados entre junho de 2021 e janeiro de 2023 comprovam a tentativa de golpe. Segundo ele, não é necessário que o golpe seja consumado para que o delito seja caracterizado.

Leia também: