Vanusa, Poca e Neném foram alguns dos animais que passaram pelo procedimento de castração ofertado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na manhã desta sexta-feira, 3, na Ilha de Mosqueiro. A ação seguiu neste sábado, 4, de 8h às 13h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Barreau Menineia, com a expectativa de castrar nos dois dias cerca de 50 cães e gatos, realizada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com a utilização do Castramóvel.
“Nota dez! Esse serviço é de extrema importância para todos que não têm condições de pagar um plano de saúde particular pro seu pet”, avaliou o técnico em enfermagem Lucas Souza, de 22 anos, tutor do cão Neném, de 1 anos e 8 meses.
Já a vendedora Edvânia Teles, de 35 anos, tutora da cadela Poca, de 2 anos, elevou potencialmente a avalição do serviço. “Nota mil! Mosqueiro vive uma situação de muitos animais abandonados nas ruas. Esse serviço é de suma importância para evitar a procriação e prevenir doenças neles”, enfatizou Edvânia.
“A castração vai evitar novas ninhadas indesejadas e ajudar na saúde dela”, disse a doméstica Maria do Socorro Pereira, de 59 anos, tutora da gata Vanusa, 3 anos.
A castração é um procedimento importante para controle populacional de cães e gatos e, por consequência, o melhor caminho para garantir saúde e qualidade de vida aos animais.
Cadastro prévio
A coordenadora da ação, a médica veterinária Valéria Araújo, explicou que para ter acesso ao serviço de castração os interessados devem ir até a Divisão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Belém, para se cadastrar levando documento de identidade, CPF, comprovante de residência, o Número de Identificação Social (NIS). É necessário ser morador de Belém e ter renda familiar de até dois salários mínimos.
“Todas essas pessoas que estão aqui fizeram o cadastro, assistiram a palestra sobre posse responsável e receberam a comunicação para trazer seus animais hoje”, esclareceu Valéria. Ela informou que o Castramóvel vai uma vez por mês aos distritos de Mosqueiro e Outeiro. A próxima ação em Mosqueiro será no início de dezembro.
A médica veterinária orienta os próximos beneficiados com o serviço que façam a higienização do animal com banho no dia anterior ao procedimento e que observem a obrigatoriedade de jejum dos pets de seis a oito horas.
Segundo dados Sesma, de novembro de 2022 a setembro de 2023, foram realizadas 20 ações de castração, com aproximadamente 842 animais esterilizados e medicados.
Leia também:
Deixe um comentário