Mojuí dos Campos reforça cuidados para vítimas de animais peçonhentos

A Unidade Mista de Saúde, passou a oferecer atendimento emergencial 24 horas a indivíduos vítimas de animais peçonhentos.

unidade de saúde
Divulgação Mojuí dos Campos

A Unidade Mista de Saúde da cidade de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passou a oferecer atendimento emergencial 24 horas a indivíduos vítimas de animais peçonhentos. Equipada com os soros necessários para o tratamento adequado, a unidade garante assistência imediata e especializada aos pacientes, o atendimento é uma inovação da prefeitura sob a gestão de Marco Antônio (MDB), conforme estipulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Reprodução Prefeitura de Mujuí dos Campos

Recentemente, Wisrrison Nunes, residente na comunidade São Raimundo do Moju, zona rural do município, vivenciou uma situação desafiadora ao ser picado por um escorpião na coxa esquerda. Wisrrison foi prontamente socorrido por uma ambulância e levado à Unidade Mista de Saúde, onde recebeu os cuidados necessários. Duas ampolas de soro antiescorpiônico foram administradas, e após seis horas de observação, ele recebeu alta.

O médico Matheus da Silva ressalta a importância de buscar atendimento imediato em caso de picada ou mordida por animais peçonhentos. “Não há um tempo específico para procurar ajuda, mas é crucial comparecer o mais rápido possível para avaliação, independentemente do tipo de animal. Hoje, o Centro de Saúde de Mojuí dos Campos oferece um atendimento eficaz e tratamento adequado, incluindo o uso de soros”, afirma o Dr. Matheus da Silva, clínico geral na região.

Entre os soros disponíveis na unidade, destacam-se o Antiaracnídico, Antibotrópico, Antilaquético, Antiescorpiônico e Anticrotálico, cada um destinado ao tratamento de venenos específicos de aranhas, cobras e escorpiões.

Animais peçonhentos, caracterizados pela produção e injeção natural de veneno, incluem várias espécies como serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, vespas, entre outros.

Leia também: