Miro Sanova deixa o PDT e rumores de filiação ao PT agitam bastidores

Para militantes e dirigentes petistas ouvidos por nossa redação, a filiação de Miro Sanova, que deixou o PDT recentemente, faz parte de uma estratégia de Helder Barbalho para enfrentar e dificultar a reeleição do atual prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (MDB). O plano é o operado na marra, através do senador e presidente do PT-PA, Beto Faro, que pode aplicar uma intervenção no Diretório Municipal, que se posiciona contra a candidatura de Miro, pois está compondo o governo de Daniel e decidiu apoiá-lo em sua reeleição.

Dois homens, um de blusa preta e outro de blusa azul, e uma mulher, de laranja, sorrindo para uma fotografia
Foto: Reprodução/Instagram

O presidente da Fundação Paraense de Radiofusão (Funtelpa) e ex-deputado estadual Miro Sanova (sem partido) anunciou, nesta quarta-feira (17), sua desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no qual estava desde 2006. Pelos bastidores, circula a possibilidade do político se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Curiosamente, em 3 de janeiro deste ano, a Federação composta por PC do B, PT e PV desmentiu a suposta filiação do político.

Antes de formalizar sua saída do PDT, porém, Sanova compartilhou uma foto em suas redes sociais ao lado do senador Beto Faro (PT), presidente do PT no Pará, e da deputada Dilvana Faro (PT), mencionando uma conversa agradável sobre política, indicando uma possível tomada de decisão.

“Uma visita ao amigo senador Beto Faro e à amiga Deputada Federal Dilvana Faro. Conversas sobre a boa política em prol do povo paraense. Agradeço a receptividade e vamos juntos somar esforços para trabalharmos ainda mais pela nossa população”, escreveu no Instagram.

Saída conturbada do PDT

Conforme fontes internas do PDT, Sanova deixou o partido de forma “nada amigável”, gerando descontentamento entre muitos membros. O até então candidato teria tirado votos de Giovanni Queiroz, que tentava seu sexto mandato na Câmara dos Deputados.

Sanova no PT?

A imagem circulou nas redes sociais e suscitou uma dúvida: será que Miro irá se filiar ao PT e disputar a prefeitura de Ananindeua? Pois bem, o Estado do Pará Online entrou em contato com uma fonte próxima ao político, que confirmou que essa possibilidade existe.

Posicionamento

Entramos em contato com o político, e ele confirmou que há uma grande possibilidade de filiação assim como de candidatura à Prefeitura de Ananindeua. Sobre o partido, e o apoio da Federação formada por PC do B, PT e PV ao atual prefeito Dr. Daniel, Miro Sanova colocou a decisão nas mãos dos dirigentes dos partidos.

Em 2020, Miro considerou ser o candidato do PDT à prefeitura da cidade, porém desistiu antes das convenções eleitorais.

Não conseguiu se eleger

Miro Sanova está há quase 20 anos no cenário político paraense. Iniciou sua carreira em Ananindeua, onde foi vereador por dois mandatos (2008 a 2012), deixando a câmara em 2014 para disputar uma vaga como deputado estadual. Naquele ano, foi eleito e ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) por dois mandatos consecutivos (2014 e 2018). Em 2022, tentou dar um passo mais alto, concorrendo ao cargo de deputado federal, porém, não conseguiu ser eleito. Desde abril de 2023, está à frente da Funtelpa.

Leia também: