A menos de um ano da COP 30, os ministros do Turismo, Celso Sabino, e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciaram neste sábado (9), mil vagas para cursos de qualificação em gastronomia em Belém. Em parceria com o Sesc e o Senac, o programa oferecerá 12 cursos, entre eles “Bases da Cozinha”, “Cozinha Amazônica” e “Boas Práticas no Serviço de Alimentação”. A iniciativa busca qualificar profissionais para o evento internacional e fortalecer o setor de turismo e gastronomia na região.
O anúncio foi realizado no Restaurante Casa do Saulo, na Casa das 11 Janelas, em conjunto com o presidente da Fecomércio, Sebastião Campos, e o chef Saulo Jennings, embaixador da ONU para o turismo gastronômico. “Capacitar pessoas é o passo principal, não adianta empreender sem capacitação”, destaca Saulo Jennings.
De acordo com Celso Sabino, a oferta de vagas representa um passo estratégico para aprimorar a infraestrutura turística e a mão de obra especializada, com foco nos preparativos para a COP 30. A qualificação profissional contribuirá também para o legado de desenvolvimento turístico sustentável em Belém.
É uma oportunidade para as famílias, para as pessoas de Belém do Pará e esse curso é uma iniciativa como essa, é capacitar nossos jovens, nossas famílias de belém e de todo pará pra aproveitar esse momento e desenvolver o empreendimento turístico e aproveitar pra entrar nesse mercado de trabalho, gerar renda, ou seja, a COP30 ser um legado para população e para as famílias aqui de Belém do Pará”
Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais
Também esteve presente no evento, vindo diretamente do Amapá, o deputado federal Dorinaldo Malafaia. “A COP é uma apresentação da Amazônia para o mundo”, destacou o deputado, ressaltando a visibilidade que o evento traz para os outros estados e para o Brasil.
Desde 2015, Belém é reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, integrando uma rede de cidades que promovem desenvolvimento sustentável e justiça social. A capital paraense destaca-se ao lado de outras cidades brasileiras reconhecidas pela Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, incluindo Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), todas pela gastronomia.
Além do anúncio dos cursos, Celso Sabino realiza visitas às obras do Aeroporto Internacional de Belém e da Escola Nacional do Turismo, instituições que estão sendo preparadas para fortalecer a rede de serviços turísticos no Pará. A COP 30 está prevista para ocorrer em Belém no próximo ano, consolidando a cidade como um polo de desenvolvimento e atração turística no cenário internacional.
Leia também:
Deixe um comentário